O EPOC (Excess Post-Exercise Oxygen Consumption, ou consumo excessivo de oxigênio pós-exercício) é o aumento do gasto calórico que ocorre mesmo após o término da atividade física.
Ele ocorre porque o treino estimula o organismo a continuar trabalhando para restaurar a homeostase, o que envolve diversos processos, por exemplo, reposição de oxigênio nos tecidos, ressíntese de ATP, remoção de lactato, ajuste da temperatura corporal e reparos musculares.
Todas essas tarefas exigem energia, mantendo o metabolismo elevado mesmo em repouso.
Apenas a musculação gera o efeito EPOC?
O EPOC não é exclusivo da musculação. Ele pode ocorrer em qualquer atividade física que gere alto estresse metabólico e elevado consumo de oxigênio, como treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), crossFit e exercícios cardiovasculares intensos.
Quanto maior a intensidade e a carga metabólica do treino, maior tende a ser o efeito EPOC.
Quanto tempo dura o efeito EPOC após o treino?
A duração do EPOC depende da intensidade, volume e tipo de exercício realizado. Em geral, o efeito pode se estender de 12 a 48 horas, sendo mais prolongado em treinos intensos ou de maior volume.
Quando combinado com uma alimentação equilibrada, o efeito EPOC contribui para o déficit calórico necessário para a perda de gordura.
Portanto, treinos que promovem EPOC ajudam na melhora da composição corporal, favorecendo o ganho de massa muscular e potencializando a queima de gordura.
Lucas Cavalcante, personal trainer, palestrante e treinador.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





