Diabetes descompensado pode ser causa de infertilidade, de aumento de risco de aborto, de complicações obstétricas com maior incidência de pré-eclâmpsia, parto prematuro, e de distocias (qualquer perturbação no bom andamento do parto), com maior risco de macrossomia (peso maior que 4kg no nascimento) e também com maior risco de hipoglicemia para o bebê ao nascer.
Diabetes controlado com medicamentos ou com insulina, quando a hemoglobina glicada está em níveis adequados, têm pouca relação com a infertilidade. E também depende da causa do diabetes, se é uma endocrinopatia genética, desde a adolescência, que é o tipo 1, ou um diabetes relacionado a hábitos de vida, estilo de vida, quando associados à obesidade, hipertensão por exemplo, aí sim tem maior risco de correlação do diabetes com a infertilidade, mas por múltiplos fatores.
DR. RODRIGO ROSA: Ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo, e do Mater Lab, laboratório de Reprodução Humana. Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH)