Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como surgem as calosidades nos pés?

Por Marco Tulio Costa
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 9 set 2022, 10h00
pés
 (evg kowalievska/Pexels)
Continua após publicidade

Calosidades são alterações comuns nos pés que se formam por aumento de uma proteína chamada queratina, presente na camada mais superficial da pele. Geralmente o seu aparecimento está relacionado a áreas de aumento da pressão no pé. Em alguns casos, a infecção por um tipo de vírus pode também causar esta alteração.

As áreas de calosidade, devido ao atrito com o calçado ou com o solo, podem ser dolorosas e incomodar na caminhada, o que leva o paciente a procurar ajuda médica. No geral, o tratamento ortopédico se baseia em retirar parte da carga na região do calo, que melhora o processo doloroso e diminui a formação da calosidade. 

Os calos podem aparecer na região da planta do pé, no entre os dedos e, às vezes, em cima dos dedos. 

Quando surgem na planta do pé, há uma relação grande com uso de calçados inadequados, normalmente os de salto alto e bico fino. Este tipo de sapato, concentra o peso na região anterior do pé durante a caminhada, facilitando o aparecimento das calosidades. Quando o paciente tem alguma deformidade óssea que favorece esta concentração da carga em determinado local, estes calos surgem mais rápidos ainda. Na grande maioria das vezes, o ajuste no tipo de calçado, com o paciente utilizando um confortável e que acomoda melhor a biomecânica do pé, resolve o problema. Em alguns casos, as palmilhas, que auxiliam na distribuição da carga durante a caminhada, podem ser indicadas. Quando o paciente tem deformidades que facilitam o aparecimento dos calos, por exemplo, dedos em garra, e as medidas acima não conseguem melhorar os sintomas, a cirurgia pode estar indicada. Cabe ressaltar que o tratamento cirúrgico não é o mais comum no tratamento dos calos. O ajuste no calçado e as palmilhas são eficientes na maioria dos casos. 

Continua após a publicidade

Calos também podem aparecer entre os dedos, e aí geralmente tem relação com a compressão lateral dos dedos por calçados apertados e de bico fino. O tratamento inicial também é o uso de calçados confortáveis. Protetores de silicone (dedeira de silicone) também estão indicados. Quando este tratamento inicial não funciona devido ao tamanho do calo já estabelecido, a cirurgia pode ser necessária. 

No dorso dos dedos também podem surgir calos. Nesta região, eles têm relação direta com deformidade dos dedos, geralmente em garra. Ocorre um atrito do dorso do dedo com o calçado, causando o aparecimento do calo. O uso de calçado com a região dos dedos alta auxilia no tratamento. Quando a garra do dedo tem alguma flexibilidade, palmilhas também podem ajudar. Quando estas tentativas não conseguem melhorar a dor, a cirurgia de correção da deformidade do dedo está indicada. 

Uma outra causa do aparecimento de calos, principalmente em crianças, é uma lesão causada por infecção viral. Podem aparecer em áreas que não suportam peso e podem desaparecer de forma espontânea. Procedimentos como crioterapia e uso de substâncias químicas podem estar indicadas nestes casos.

Continua após a publicidade

 

Respondido por:

Dr. Marco Tulio Costa, ortopedista e especialista em pé e tornozelo do Instituto Cohen.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.