
A cafeína é uma substância com ação estimulante no sistema nervoso central. Antes da prática de atividades físicas, muitas pessoas a utilizam para melhorar o estado de alerta, a disposição e a performance.
Cafeína é o melhor pré-treino?
Apesar de ser um dos estimulantes mais eficazes quando o assunto é fornecer energia, a cafeína não é a única opção para o pré-treino.
Outros suplementos também podem ser grandes aliados, entre eles, a beta-alanina, que melhora a resistência, a creatina, que aumenta a força e a explosão muscular, e o nitrato (beterraba), que favorece a vasodilatação e o desempenho aeróbico.
Cuidados ao consumir cafeína no pré-treino
Vale lembrar que, ao consumir cafeína no pré-treino, é preciso tomar alguns cuidados importantes. Não é recomendado ingerir essa substância à noite, mesmo se você for se exercitar nesse período, pois ela pode interferir negativamente na qualidade do sono.
Além disso, é necessário ficar atento à dose diária total consumida. Exagerar na cafeína pode trazer efeitos adversos como taquicardia, arritmias, tremores, ansiedade e desconfortos gastrointestinais. Em casos extremos, pode ocorrer uma intoxicação e um aumento do risco cardiovascular.
Quem tem hipertensão, ansiedade, insônia crônica, gastrite, refluxo, arritmias cardíacas ou está gestante deve evitar esse estimulante.
Lembre-se de monitorar a sua sensibilidade individual à substância e de sempre contar com a orientação de um profissional.
Dra. Marcella Garcez, nutróloga, mestre em Ciências da Saúde e Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia. Instagram: @dra.marcellagarcez
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.