O uso de ácidos na pele pode ser indicado para as mais diferentes finalidades, por exemplo, para tratar acne, manchas, poros dilatados e oleosidade. Entre os ácidos mais famosos, podemos citar o ácido salicílico, ácido mandélico, ácido retinóico, ácido azelaico, ácido tranexâmico, ácido kójico, ácido lático e o ácido glicólico.
Antes de utilizar um ácido, é primordial contar com a orientação de um dermatologista, uma vez que o profissional irá avaliar a sua pele e indicar as melhores concentrações e os melhores ativos para o seu caso em específico.
Usar ácidos na pele sem a supervisão de um especialista pode trazer alguns riscos, entre eles, vermelhidão, queimaduras, irritações, descamação, coceiras, reações alérgicas, sensação de queimação e até mesmo hiperpigmentação pós inflamatória, que consiste no surgimento de manchas.
O tempo necessário para começar a observar os resultados do tratamento com ácidos depende muito do ativo que você utiliza e da concentração. Por exemplo, se for de uso doméstico, uma baixa concentração do ácido glicólico, ácido salicílico, ácido azelaico, ácido lático pode demorar de 2 a 3 meses promover os efeitos desejados.
Agora, em consultório, existem procedimentos estéticos que utilizam ácidos em altas concentrações e conseguem proporcionar resultados em poucos dias. A partir do terceiro dia após o procedimento, a pele descama, fica vermelha e tem uma regeneração rápida.
Vale lembrar que não é recomendado o uso de ácidos em peles que estão extremamente ressecadas, com dermatite atópica, sensíveis, vermelhas e coçando.
Dra. Silvia Quaggio, dermatologista. Instagram: @drasilviaquaggio