Você tem o hábito de lavar o rosto no banho? De acordo com especialistas, essa prática não necessariamente faz mal à pele, porém é necessário se atentar à temperatura da água do chuveiro.
“A água quente pode causar ressecamento, favorecer aumento de sensibilidade, irritações e acne, pelo estímulo das glândulas sebáceas. Assim, a pele pode ganhar um aspecto oleoso, ficar descamando e até mesmo apresentar vermelhidão“, explica a Dra. Letycia Lopes, dermatologista.
“Aliás, lavar durante o banho é uma maneira de usar seu gel de limpeza prescrito pela dermatologista sem esquecer. Eu gosto de deixar um sabonete para rosto no box e outro do lado da escova de dente na pia, assim, eu não esqueço”, completa ela.
Sendo assim, não existem grandes problemas em higienizar o rosto durante o banho. O mais importante é sempre apostar em um produto adequado para o seu tipo de pele, não usar água quente e nunca deixar de lado a limpeza pela manhã, logo após acordar, e à noite, antes dormir.
“Não há benefício nenhum de lavar a face no chuveiro. Nenhum benefício além da agilidade, a pessoa perde menos tempo. Mas, para pele em si, eu prefiro que a pessoa use a água fria da pia mesmo”, opina a Dra. Mônica Aribi, dermatologista e mestra em Ciências da Saúde.
“O que eu sugiro é entrar no banho para lavar o cabelo e o corpo e, depois, para finalizar, colocar a água em uma temperatura mais gelada e higienizar apenas o rosto”, recomenda a Dra. Silvia Quaggio, dermatologista.
Como lavar o rosto corretamente?
“O primeiro contato do sabão, do gel ou da espuma deve ser nas áreas mais ‘grossas’. Então, comece pela bochecha, em seguida, testa, e, por fim, passe o restinho do produto que está na mão no rosto inteiro”, orienta Aribi.
É importante lembrar que o excesso de limpeza da pele pode causar efeito rebote, favorecendo ressecamentos, irritações e até a piora da oleosidade e das espinhas. O rosto tem que ser lavado apenas duas vezes ao dia, com movimentos suaves e circulares e sem exagerar na quantidade de produto utilizado.
“Se estiver com maquiagem, a primeira coisa que se deve fazer antes de lavar o rosto é retirá-la, com um demaquilante específico para o seu tipo de pele. Tem demaquilante cremoso para quem tem pele seca, por exemplo. Essa instrução você encontra na própria embalagem do cosmético” fala Mônica.
Como escolher um sabonete para o seu tipo de pele?
Se você está com dúvidas na hora de escolher um sabonete para o seu tipo de pele, saiba que o melhor a se fazer é buscar uma orientação médica. “Um dermatologista é fundamental para você descobrir o produto certo para o seu rosto”, ressalta a Letycia.
No geral, para quem sofre com oleosidade e acne, sabonetes com ativos como ácido salicílico e óleo de melaleuca são boas opções. “Já para uma pele mais sensível e seca, é interessante um gel de limpeza com ingredientes calmantes e hidratantes, como pantenol e manteiga de karité.