Além de ter um sabor delicioso (já provou combinar com morangos?), a tâmara é capaz de oferecer benefícios importantes para a saúde em geral.
De acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional e pélvica Marisa Marin, trata-se de um alimento que possui elevado conteúdo energético e promove a formação de melatonina, combatendo a insônia. “Ela também é recomendada pelo efeito laxante em casos de constipação, por fortalecer os ossos e por combater doenças dolorosas”, indica a profissional.
Porém, suas vantagens não param por aí. Segundo um estudo científico publicado em 2018, o consumo de tâmara também é benéfico para a saúde de gestantes, inclusive durante o trabalho de parto.
Benefícios da tâmara na gestação
De acordo com a pesquisa feita na Universidade de Tabuk, na Arábia Saudita, comer tâmara durante a gravidez pode oferecer os seguintes benefícios:
- Melhora a estimulação uterina;
- Aumento da dilatação;
- Tem papel importante nas contrações dos músculos lisos do colo uterino;
- Reduz algumas intervenções, como a necessidade de se usar ocitocina.
Além disso, o consumo também pode gerar bem-estar materno-fetal, como diminuir a fadiga, e melhorar a pontuação da Apgar em 5 minutos, que é um teste para avaliar o estado geral e a vitalidade do bebê após o nascimento, mediante sinais como a cor da pele, o número de batimentos cardíacos e a resposta a cuidados.
“Além disso, também houve constatação de um aumento da tolerância à dor e diminuição do risco de hemorragia no pós-parto”, ressalta Marisa, afirmando que, diante das vantagens apresentadas pelo estudo, é possível iniciar o consumo da tâmara até quatro semanas antes da data prevista de parto para garantir os benefícios.