Preparado com ingredientes naturais, o smoothie é uma ótima opção para quem adora consumir bebidas feitas com frutas, legumes ou vegetais e quer praticidade no dia a dia. O nome vem da palavra “smooth”, traduzido por “suave” ou “liso” em inglês e representa a cremosidade da bebida, que também costuma ter um resultado bem refrescante e nutritivo.
São muitas opções de receitas que viraram febre em diversos países, principalmente no universo fitness e entre as pessoas que buscam uma refeição rápida e consistente. Mas, afinal, ele pode ser considerado uma refeição completa?
Contrariando o pensamento de muitos e indo na contramão das recomendações encontradas nas redes sociais e páginas de Internet, “um smoothie não substitui as refeições principais de almoço e jantar”, afirma a coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi.
Mesmo assim, a especialista sugere a bebida como um bom lanche da tarde. “As possibilidades de elaboração são muitas, desde a base leite, leite de coco, iogurte etc., até as frutas, que vão de acordo com a preferência de cada um. Normalmente, o smoothie é servido bem gelado, podendo até usar os ingredientes congelados na receita”, especifica. Diante disso, ela indica duas receitas para o dia a dia!
Receitas de smoothies
Smoothie de frutas
- 200 ml de leite de coco
- 1 banana média cortada em rodelas
- 8 morangos médios bem limpos
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Congele as frutas e depois bata com todos os ingredientes no liquidificador, até que fique bem homogêneo.
Smoothie de iogurte
- 200 ml de iogurte natural
- 200 g de frutas (banana e manga)
- 2 castanhas do Pará
- 1 folha de hortelã
- Mel e gelo a gosto
Modo de preparo
Congele as frutas e depois bata com todos os ingredientes no liquidificador, até que fique bem homogêneo.
Para outras receitas, basta deixar a imaginação fluir! Além disso, é possível aumentar a quantidade de antioxidantes em sua bebida, incluindo folhas verdes, além de equilibrar o açúcar das frutas com folhas de espinafre ou couve, por exemplo. Além disso, contribuirá para sua ingestão diária de vegetais. Afinal, “uma alimentação saudável também pode ser prática e gostosa”, finaliza a especialista.