Um estudo publicado no British Journal of Nutrition, mostrou que as mulheres obesas que consumiram probióticos perderam duas vezes mais peso durante as 24 semanas de estudo do que o grupo feminino que tomou placebo.
Segundo a nutricionista Luanna Caramalac, o processo de emagrecimento é multifatorial, e que deverá incluir uma nutrição adequada, estilo de vida adequado com atividade física, uma boa genetica, inclusao de hormonios e microbiota.
“A boa notícia desses estudos aponta que a ingestão de probióticos podem contribuir para a perda de peso, já que os probióticos modulam a microbiota intestinal e uma alimentação saudável e estilo de vida também contribuem para isso, não adianta tomar probióticos e manter hábitos inadequados”, ressalta a Luanna.
A nutricionista indica que uma única estratégia não será responsável pelo emagrecimento duradouro, mas as pequenas atitudes no seu dia a dia é que fazem a grande diferença, será necessário auxílio de um profissional e empenho no cotidiano para encarar o desafio.
Confira aqui uma lista de alimentos probióticos para incluir na dieta.
DRA. LUANNA CARAMALAC MUNARO: Atua na área da saúde integrativa com o foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, como: doenças autoimunes, depressão, infertilidade, câncer, diabetes, HAS, compulsão alimentar e emagrecimento. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional- VP, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase, Pós- graduanda em Nutrição Comportamental- IPGS, formação em modulação intestinal.
.