Entre as comidinhas que não podem faltar nas festas juninas, o pé de moleque é uma das que mais fazem sucesso. Contudo, como nem todo mundo pode consumi-lo por conta de sua alta doçura, o ideal para atender todos os gostos e pessoas seria aprender a fazer uma versão de pé de moleque sem açúcar.
Segundo Eleonora Galvão, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, isso é possível apenas substituindo os ingredientes da receita original, transformando essa opção em um doce mais saudável e, ainda por cima, vegano.
Como explica a profissional, a sugestão a seguir rende 10 pedaços médios, sendo cada um com 170 calorias, 22,5g de carboidratos, 3,5g de proteínas e 8g de gordura.
Atenção às dicas da nutricionista: “O ideal é que você conserve o doce na geladeira, mas ele resiste boas horas fora dela, caso queira servi-lo em alguma festa junina. Além disso, justamente por não ter açúcar, sua consistência não será tão dura quanto a do pé de moleque tradicional”.
Veja, a seguir, como preparar o pé de moleque sem açúcar:
Pé de moleque sem açúcar
Ingredientes
- 200 ml de leite de coco
- 1 xícara (chá) de tâmaras sem caroço
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco
- 1 xícara (chá) de amendoins torrados, descascados e sem sal
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
Modo de preparo
Liquidifique o leite de coco e as tâmaras, até que elas estejam bem trituradas. Transfira o conteúdo do liquidificador para uma panela. Adicione o sal, a essência de baunilha, o óleo de coco, os amendoins e o amido de milho.
Em fogo médio, misture os ingredientes até que eles formem uma massa, que se solta com facilidade da panela. Transfira essa massa para um recipiente de vidro untado com óleo de coco e, com a ajuda de uma colher (ou espátula) espalhe (assim como mostrado no vídeo). Deixe no congelador por 1h30. Após esse tempo, corte o doce em quadradinhos.