À primeira vista, pastel não é um alimento tão saudável. No entanto, com os ingredientes e modo de preparo certos, é possível fazer uma versão nutritiva e ótima para a saúde, como é o caso do pastel proteico de palmito elaborado pela nutricionista Fernanda Esquitino, do Instituto Nutrindo Ideais, do Rio de Janeiro.
Enquanto a presença do tahine entra como uma fonte de proteína vegana no recheio, a farinha de linhaça dourada que vai na massa fornece vitaminas, minerais e gorduras boas, além de auxiliar nos sintomas de menopausa e regulação hormonal, de acordo com a profissional.
Além disso, caso o sabor de palmito não seja o seu preferido, você pode substituir por opções como frango ou carne desfiada, nas mesmas quantidades indicadas.
A seguir, você confere como fazer o pastel proteico de palmito!
Pastel proteico de palmito
Calorias: cerca de 160kcal/unidade.
Ingredientes
Massa
- 100g de farinha de linhaça dourada
- ½ cebola
- Óleo de coco
- Sal rosa
- 100ml de água
Recheio
- 500g de palmito picado
- 1 col de sopa de tahine
- Sal e ervas a gosto
Modo de preparo
Coloque a linhaça em uma tigela e acrescente 100ml de água. Mexa com as mãos até obter uma massa. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa em uma mesa em cima do papel manteiga. Coloque o recheio, feche o pastel e corte com um copo de boca larga. Coloque o pastel em uma forma untada com azeite para assar por 15 minutos a 180°c.