Quer ganhar massa muscular? Esqueça a ideia de que você só precisa de proteínas na dieta.
Para reconstruir as fibras musculares utilizadas no treino, você necessita tanto de combustível, quanto de matéria-prima. “É a proteína que forma o músculo, mas, sem carboidrato, o processo não tem energia para acontecer”, diz a nutricionista esportiva Jacqueline Anversa, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo.
É como se, para uma reforma, você tivesse tijolos, mas não pedreiros. Por isso, não abra mão de boas fontes de carboidratos no seu cardápio – invista, por exemplo, nas frutas!
Banana, abacate, laranja, damasco seco e passas podem ser boas opções, já que elas também aumentam o aporte calórico (muito necessário quando falamos em hipertrofia).
Quando consumir?
As frutas podem ser consumidas em vários momentos do dia. Mas minutos antes de malhar, esqueça a proteína. Nessa hora, você precisa da energia rápida do carboidrato. A banana é uma ótima pedida, pois ainda tem potássio, mineral que participa da produção de glicogênio (reserva de energia do músculo). Se preferir a laranja, vá de suco – o de uva integral também costuma ser indicado.