Continua após publicidade

Tire as dúvidas sobre os chás que desintoxicam e afinam a silhueta

Chá verde, chá amarelo, chá branco, e, recentemente, até o mate entrou para a lista das ervas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos e a emagrecer

Por Deise Coelho
Atualizado em 21 out 2024, 19h21 - Publicado em 9 jun 2014, 22h00

Os chás já viraram um curinga na dieta de quem quer emagrecer. Chá verde, chá amarelo, chá branco, e, recentemente, até o chá mate entrou para a lista das ervas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos e a emagrecer. Você tem alguma dúvida sobre como preparar e usar a bebida? Agora é a hora de resolver essas questões:

1. Qual o jeito certo de preparar?
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

2. E a medida ideal da erva e da água?

Continua após a publicidade

O ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá.

3. Dá para deixar o chá mais gostoso?
Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor das ervas mais amargas, sem interferir nos efeitos terapêuticos. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde, por exemplo. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

4. Existe algum segredo para armazenar a erva?

Continua após a publicidade

Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.

5. Quantas xícaras de chá verde devo beber por dia para emagrecer?
De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, beba no máximo 1,5 litro. Em grande quantidade, a erva pode causar diurese.

6. Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá?

Continua após a publicidade

Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado -, desde que tenha sido feito da maneira adequada. Se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.

7. Posso adoçar o chá?
Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.
 

8. O chá de saquinho funciona?

Continua após a publicidade

Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático.

9. Na minha cidade só tem o chá verde em sachê. O que devo fazer?
Nesse caso, escolha um produto que traga no rótulo a informação de que a planta usada é a Camellia sinensis.

10. Dá para preparar o chá horas antes de consumi-lo?

Continua após a publicidade

O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.

11. Qual o melhor horário para tomar os chás?
Entre as refeições. Nesse período, ele reduz o apetite.

12. Posso tomar cápsula no lugar do chá?
Diferentemente do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança. 

13. O chá preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde?
Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá-preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá- preto. O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.

14. O chá que é vendido pronto tem o mesmo efeito?
Não. O chá verde pronto para beber não apresenta quantidade suficiente de fitoquímicos para o emagrecimento.

15. Posso substituir a água diária pelo chá verde?
Não, a água é insubstituível. O chá verde não tem o papel de hidratação e é diurético.

 

16. É verdade que o leite corta algumas das propriedade do chá verde?
Sim. O leite e os derivados cortam as propriedades do chá. Não consumo os dois em uma mesma refeição. Por exemplo, um sanduíche com queijo não é bem-vindo com o chá verde.

17. Posso tomar o chá verde no chimarrão, substituindo o mate?
Sim. Tome juntamente com o mate.

18. Tem alguma contra-indicação?
Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento, é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.

19. Quando tomo o chá verde no jantar, não consigo ter uma boa noite de sono. Por quê?
O chá verde altera o ciclo de sono e desperta a maioria das pessoas, pois ele contém cafeína. Se a bebida está prejudicando o seu sono, evite tomar no horário noturno.

20. Ele pode provocar perda de potássio ou outros minerais?
Sim. Isso acontece porque ele aumenta muito o volume urinário. Mas, se você ficar em até quatro xícaras, a perda é mínima e não provoca prejuízos à saúde.

21. Chá verde tem prazo de validade?
Sim. Até seis meses, as catequinas (principais substâncias do chá verde) são mantidas intactas. Depois disso, elas perdem cerca de 32% do efeito antioxidante. Ou seja, o chá deixa de ter o mesmo poder de manter as células saudáveis e a pele jovem. Isso acontece porque as catequinas são sensíveis à luz e ao oxigênio. Mas esse prazo de validade pode ser ainda menor se a erva for armazenada de maneira inadequada. “O ideal é comprar e manter o chá verde num frasco escuro e hermeticamente fechado”, aconselha Vanderli Marchiori, nutricionista especializada em fitoterapia, de São Paulo. Como as catequinas também são sensíveis ao calor, outra recomendação é manter a embalagem na geladeira.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.