Isis Valverde não consome glúten desde os 19 anos, quando descobriu que tem doença celíaca, uma alteração no sistema imunológico provocada pela proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. “Cheguei a pesar 45 quilos e meu cabelo caía em tufos. Fui para a UTI algumas vezes – a última delas depois que tomei um achocolatado que tinha glúten”, conta a atriz. Por isso, a marmita é uma amiga inseparável. “Um simples tempero pronto pode desencadear uma crise”, acrescenta.
Quem cuida da alimentação da atriz é a nutricionista funcional Carla Cotta, do Rio de Janeiro. Isis a procurou há cerca de um ano para reduzir o porcentual de gordura e emagrecer alguns quilos. A meta de chegar aos 50 quilos foi atingida. “Faço boas escolhas: prefiro os alimentos in natura e os orgânicos. Não tomo refrigerante nem como frituras. Também reduzi o açúcar – a única tentação é o doce de leite da minha avó Leila, que mora em Minas”, diz. Ao cortar o glúten e restringir a lactose e o açúcar, substâncias inflamatórias, Isis não só secou como também eliminou a celulite.
“O cardápio é bem variado, com opções integrais e saudáveis, mais peixe e frango do que carne vermelha, sempre uma opção com ovo e um dia de massa sem glúten”, revela Carla. E os alimentos são escolhidos a dedo. “Eles têm carga elevada de nutrientes e fazem o metabolismo funcionar bem”, completa a especialista.
Segredinhos do dia a dia
Confira algumas ações que ajudaram a estrela a conquistar um corpo mais bonito
Na marmita. “Não faltam oleaginosas, como amêndoa, castanha-do-pará e castanha de caju”, fala Carla, que indica tostá-las no forno sem sal. Outras opções de lanches são frutas frescas e em compota, sucos, iogurte de leite de ovelha, sanduíche de pão integral sem glúten com mussarela de búfala,tapioca recheada com banana e canela. Nas refeições, entram preparados como quiche de arroz integral. Uma bolsa térmica, que fica no freezer, conserva os alimentos por seis horas.
Na academia. Isis não toma suplemento de proteína – o nutriente está presente em boa quantidade na dieta. “Carnes magras, quinua e abacate ajudam na definição e no ganho de massa magra”, diz Carla. Antes do treino, ela come uma fruta com granola sem glúten. Depois, iogurte ou queijo sem lactose.
Coquetel antioxidante. A atriz aposta nas ervas anti-inflamatórias, como cúrcuma, alecrim, orégano e gengibre, que são também bactericidas e antifúngicos. E na clorofila do trigo, rica em nutrientes como o magnésio, que favorece a saúde do cabelo e da pele.
Cardápio leve e saboroso, sem glúten
A nutricionista funcional Carla Cotta apresenta um dia típico da dieta de Isis, com alimentos glúten-free e pouca lactose para manter o corpo enxuto e ajudar na definição
Café da manhã
- 1 copo de suco verde (melão, couve, gengibre e hortelã) OU 1 copo de leite de amêndoas
- 1 fatia de pão integral sem glúten com mussarela de búfala OU 1 tapioca com ricota e orégano
Lanche da tarde
- 1 iogurte grego lacfree + 5 amêndoas e canela
OU
- 1 tangerina + 3 castanhas de baru
Almoço
- Salada de folhas, tomate cereja, cenoura baby e repolho ralado (orgânicos, de preferência) + 1 filé de frango grelhado + 4 col. (sopa) arroz integral com coentro (opcional) + 1 concha (rasa) de feijão
OU
- 1 prato de salada de bifum com legumes coloridos e 1 peito de frango desfiado
Sobremesa(1 hora após o almoço)
- Fruta ou compota light de fruta
Lanche da tarde
- 3 torradas sem glúten com pasta de tofu e manjericão + 1 xíc. (chá) de chá sem açúcar
OU
- 1 copo de suco de fruta
Lanche da tarde 2 (se tiver fome)
- 1 copo de água de coco + 5 castanhas de caju
OU
- 1 fatia de mamão com granola de cacau sem glúten
Jantar
- Salada de folhas mistas
- 1 porção de quinua colorida de forno
OU
- 1 filé de peixe assado + 4 col. (sopa) de purê de mandioquinha (batata-baroa)
Antes de dormir
- 1 xíc. (chá) de chá de camomila ou melissa