Se você está tentando emagrecer, manter seu peso atual ou ganhar mais, deve ficar de olho nas calorias consumidas. Sim, em parte porque elas são as responsáveis por modificar o ponteiro da balança e seu desempenho fitness, mas também porque elas têm um trabalho muito importante: fornecer energia e manter o organismo funcionando – abastecem os tecidos do corpo como o cérebro, coração, fígado e rins. Por isso, consumir a quantidade necessária é o segredo para não fazer com que o seu corpo e mente sofra abstinência.
Para as mulheres, os médicos não indicam dietas com menos de 1.200 calorias por dia. A quantidade, segundo eles, é o mínimo que você deve consumir para atender suas necessidades básicas. Aqui, nós revelamos os sinais que o seu corpo fornece quando você não está ingerindo o suficiente:
1. Você passa o dia cansada
Entenda uma coisa: calorias = energia. Sem o combustível suficiente, você não têm ânimo para malhar e regenerar os músculos. Isso porque o seu corpo está guardando as calorias que você ingere para outra tarefa: manter o cérebro e o coração funcionando. Se você não tem muita sobra de calorias, não vai ter vontade de fazer atividades.
2. Você está desidratada
Ninguém tem dúvida de que manter o corpo hidratado é regra obrigatória para ficar com a saúde, a beleza e a disposição em dia. Beber cerca de 2 litros de água por dia é importante para matar a sede, regular a temperatura corporal, fazer o transporte de sais minerais e vitaminas e até acabar com aquela sensação falsa de fome. Não só isso! A comida também contém água e é boa fonte de fibras e minerais.
3. Você está constantemente com fome
Sentir fome significa que seu corpo está lhe enviando um sinal. Os hormônios responsáveis por esse alerta mudam dependendo da quantidade de alimento que você consome. Se a ingestão diminui, consequentemente, eles são afetados. Quando não se come o suficiente, eles permanecem ativos e pedem mais comida ao cérebro.
4. Você anda irritada…
Quem nunca sentiu vontade de gritar quanto estava de estômago vazio? Essa é a famosa raiva induzida pela fome. Isso acontece porque o ato de comer está psicologicamente relacionado com a sensação de prazer. Quando você nega esse sentimento ao organismo o que sobra é a irritabilidade.
5. Você está perdendo o controle da sua dieta
Se permitir algumas indulgências é mais do que natural. Por isso, seguir uma dieta muito restritiva e com poucas calorias faz com que seu organismo se descontrole – a tentação de exagerar vai falar mais alto. A sugestão é seguir por um tempo e, depois, tentar manter uma alimentação saudável. Sem exageros!
6. Você sente muuita sede
Se a sua alimentação não está correta, o seu organismo perde eletrólitos essenciais como cálcio, sódio, potássio e magnésio. Então, a vontade de beber água pode sinalizar que algo está errado.