As fibras podem ajudar você de várias maneiras na conquista de um corpo mais enxuto, sabia? Elas fazem com que o organismo como um todo funcione melhor e, consequentemente, deixe de estocar gorduras na barriga, nos quadris, nas coxas… Vários estudos associam o consumo dessas substâncias também à redução de riscos de doenças crônicas, entre elas as cardiovasculares, o diabetes e alguns tipos de câncer.
Quais são os alimentos ricos em fibras? A maçã argentina (2 gramas de fibras) é a mais conhecida. Mas essa não é a única opção. A nutricionista Flávia Sgavioli, de São Paulo, revela outros alimentos que acrescentam uma boa dose de fibras na sua dieta:
1. Grão- de-bico
Em 100 gramas (½ xícara de chá), oferece 12,4 gramas de fibras. O grão ainda fornece proteína e outras substâncias como importantes minerais (magnésio, cobre, ferro e manganês) e vitaminas B1 e B6 e ácido fólico. Ótima opção, não?
2. Abacate
Mais uma razão para você comer a frutinha poderosa: 100 gramas (metade de uma abacate médio) contém 6,3 gramas de fibras. Ele ainda é rico substâncias antioxidantes e em gordura boa – nutriente que ajuda a diminuir o apetite.
3. Amendoim
A cada 100 gramas (½ xícara de chá) garante 8 gramas de fibras. E mais: oferece uma boa dose de proteína, minerais, vitaminas e fitoquímicos como o resveratrol (a mesma substância do vinho tinto com o poder de proteger o coração e manter a pele jovem por mais tempo).
4. Pera
Se você adora a fruta, pode comemorar. Uma pera Williams contém 3 gramas de fibras. Também é rica em vitaminas C, A e do complexo B.
5. Feijão branco
Depois de descobrir as propriedades dessa leguminosa, você vai querer variar mais vezes o feijãozinho de todos os dias. Afinal, ½ xícara de chá (100 g) contém 8,5 gramas de fibras.