Continua após publicidade

Dieta do ovo no TikTok: efeitos colaterais e riscos à saúde

Comer três ovos cozidos no café da manhã, almoço e jantar durante 10 dias. Será que funciona?

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h28 - Publicado em 10 out 2024, 14h00

Ela tem dado o que falar nos perfis gringos do TikTok: a dieta do ovo. O plano alimentar consiste em comer, durante dez dias, três ovos cozidos no café da manhã, no almoço e no jantar. Alguns ingredientes podem complementar as refeições, como chá verde sem açúcar, maçã, mingau de aveia e flocos de milho, mas sempre limitando as calorias em até 900 por dia.

Alguns usuários afirmam ter perdido cerca 10kg com o cardápio. Já outros reclamaram de mal-estar e de estarem cansados de consumir a mesma coisa todos os dias. Mas por que será que a dieta do ovo pode não ser uma boa ideia?

Perigos da dieta do ovo

A natureza de baixa caloria e baixo teor de carboidratos da dieta de ovo cozido pode, potencialmente, induzir a perda de peso a curto prazo. Mas é isso: é de curto prazo.

Isso porque grande parte dos quilos eliminados inicialmente serão devido ao peso da água perdido, mas você não vai realmente perder nenhuma gordura. Uma explicação rápida: os carboidratos são armazenados como glicogênio, que é encontrado no fígado e nos músculos e, de acordo com um artigo no Journal of Applied Physiology, se liga à água. Uma baixa ingestão de carboidratos reduz os estoques de glicogênio do corpo, aumentando assim a perda de água na urina.

Continua após a publicidade

E a pior parte é como ela vai afetar sua saúde:

Dietas que prometem resultados rápidos, com métodos inovadores ou entre outras famosas na internet, devem ser evitadas”, diz a nutricionista Deborah Lestingi.

Cortar de vez os carboidratos, fonte de energia do corpo, pode levar, em casos extremos, até à falha dos órgãos.

Há também a questão de superestimar um alimento – neste caso, os ovos. A American Heart Association define uma quantidade saudável de consumo de ovo como um ovo inteiro ou duas claras de ovo por dia, uma recomendação que se aplica a todos os adultos com ou sem risco de doença cardíaca.

Com a necessidade de pelo menos dois ovos por refeição, três vezes ao dia, a dieta de ovos cozidos inclui significativamente mais ovos do que a recomendação.

Continua após a publicidade

Conclusão

Apesar de proporcionar a perda de peso desejada, esse resultado não se perdura a longo prazo. Além disso, a dieta do ovo pode trazer malefícios consideráveis para a sua saúde — além de, convenhamos, ser muito chato comer sempre a mesma coisa em todas as refeições.

Como ressalta Deborah, o segredo para um bom emagrecimento é a reeducação alimentar, e isso só é possível através de uma alimentação planejada respeitando seu processo.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.