Aos 75 anos, Ana Maria Braga, apresentadora do programa Mais Você, da TV Globo, esbanja disposição e vitalidade. De acordo com ela, um dos seus segredos para manter um peso saudável é a ingestão diária de sopa e mamão.
“A dieta da sopa é baseada no consumo de alimentos leves e com poucas calorias ao longo do dia, incluindo sopas de legumes e carnes magras como frango e peixe nas refeições principais e frutas, iogurtes e chás nos lanches intermediários.”, explica a Dra. Daniela Gomes, médica nutróloga do Hospital Albert Sabin.
Dieta da sopa traz benefícios?
A dieta da sopa pode sim promover a perda de peso rápida, no entanto, a médica ressalta que ainda hoje há controvérsias sobre e segurança de utilizá-la para essa finalidade.
A especialista diz que o processo de emagrecimento deve contar com um acompanhamento nutricional, uma vez que cada indivíduo é único, possuindo diferentes necessidades nutricionais.
Os principais benefícios da dieta da sopa incluem a ação diurética, auxiliando no combate aos inchaços, e a melhora do trânsito intestinal.
Pode manter a dieta da sopa por muito tempo?
“Não, a dieta da sopa deve ser mantida por até 7 dias. Isso porque uma redução abrupta na quantidade de calorias diárias está associada ao aparecimento de problemas como tontura, perda de massa muscular e enfraquecimento do sistema imunológico”, alerta a Dra. Daniela.
Durante o período da dieta, é contraindicada a prática de exercícios físicos que exijam muito esforço. “Além disso, a dieta da sopa não é recomendada para mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas com tendência à hipoglicemia e idosos”, completa.
Quais os riscos?
“Mesmo que a perda de peso rápida seja algo tentador para quem busca o emagrecimento, uma das desvantagens da dieta da sopa é justamente que, se seguida por muito tempo, o corpo acaba se adaptando e ocorre uma desaceleração no metabolismo basal, mecanismo responsável pela geração de energia para o funcionamento do corpo. Outras desvantagens da dieta da sopa são a falta de proteína em sua composição e a monotonia alimentar que ela proporciona. Por fim, vale lembrar que, se não houver uma reeducação alimentar, todo o peso perdido voltará após a dieta”, conclui a especialista.