Continua após publicidade

Bubble tea: a tapioca de beber

Sucesso lá fora, a bebida feita com pérolas de tapioca ganhou uma versão brasileira

Por Olga Penteado (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 19h16 - Publicado em 17 nov 2015, 09h37
asab974/Thinkstock/Getty Images
asab974/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

O bubble tea, ou chá de bolhas, é uma bebida oriental que está fazendo sucesso também entre os ocidentais. A receita original leva pérolas de tapioca e bolhas de suco concentrando, que promovem uma sensação gostosa, relaxante ao serem mastigadas. Como as pérolas de tapioca não são facilmente encontradas aqui – apesar de a mandioca, que dá origem a elas, ser uma planta nativa – as brasileiras estão substituindo o ingrediente pelo sagu (feito com a farinha de mandioca) para fazer as bolhas.  Isso mesmo, aquelas bolinhas usadas em doces populares, como o sagu de vinho. 

A versão brasileira está sendo chamada de tapioca de beber — apesar de tapioca e sagu não serem exatamente a mesma coisa, é bom deixar claro. De qualquer maneira, a bebida adaptada tem sabor, charme e pode até mesmo ajudar na dieta. Segundo a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, ela não é tão magrinha assim – já que duas colheres de sopa de sagu têm 100 calorias. Em compensação, oferece grande sensação de saciedade: “O sagu se transforma em uma goma dentro do estômago, diminuindo o espaço para alimentos. Consequentemente, inibe a vontade de comer a toda hora”, explica a nutricionista, que indica a bebida como lanche entre as refeições. Ela ensina a receita que você vê aqui (abaixo). 

Dá para brincar com os sabores: você pode usar dois, um para as bolhas e outro para o líquido. Algumas sugestões: hibisco com chá de frutas vermelhas; chá verde com hortelã e chá preto com chá cítrico. Para agregar valor à bebida, Paula indica chás com efeito termogênico e detox. “O chá verde e o de hibisco são ótimas opções, pois ajudam na queima de gordurinhas e na eliminação de aditivos como conservantes e corantes empregados nos produtos industrializados”, explica. Você pode acrescentar também frutas – gomos de mexerica, rodelas de limão, pedaços de morango – para deixar a bebida ainda mais gostosa e nutritiva. 


Ingredientes

Continua após a publicidade

Para as bolhas
2 col. (sopa) de sagu
2 sachês do chá de sua preferência
2 a 3 xíc. (chá) de água

Para o líquido
1 copo (200 ml) de água
1 sachê do chá de sua preferência 
1 col. (sopa) de mel ou agave
Gomos de mexerica, rodela de limão, pedaços de fruta (opcionais)
Gelo à vontade

Modo de fazer 
Deixe o sagu de molho por duas horas. Aqueça a água numa panela. Espere iniciar a fervura, desligue o fogo, coloque os dois saquinhos de chá, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Retire os saches e acrescente o sagu escorrido, deixando-o cozinhar de acordo com o tempo estipulado na embalagem (cerca de 10 minutos). Desligue, misture o mel e deixe esfriar. Faça o chá (liquido) e deixe esfriar. Com os dois ingredientes frios, monte a bebida: coloque o sagu no fundo do copo (ou da taça), os pedaços de frutas, o gelo e o chá. Está pronto!

Rende: 1 copo
Calorias: 165 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.