Comer hortaliças é super importante para a saúde, mas ainda parece difícil colocá-la tão naturalmente na alimentação quanto pães e massas – que são beeeem mais gostosos, certo? Porém, essas folhas são essenciais para o nosso bem-estar e existem maneiras de incluí-las na alimentação de forma prática e, claro, que traga muitos benefícios para a saúde.
“São nas hortaliças que encontramos maior aporte de vitaminas, minerais e fibras”, explica a nutricionista Clariana Colaço, do Nutri na Cozinha. “Muitas também são ricas em água e fontes de proteínas. Todos os macros e micronutrientes vitais ao nosso corpo!”
Segundo a profissional, um dos maiores erros que as pessoas cometem em relação a esses alimentos é, justamente, não consumi-los. Com a agitação da vida moderna, ela explica que as hortaliças são os primeiros alimentos a sumirem da alimentação.
“Isso faz com que as pessoas tenham menos ingestão ou pouca variedade no seu consumo. Ou seja, comem sempre as mesmas hortaliças e, com isso, os níveis vitamínicos da dieta ficam baixos”, diz.
O mais importante, claro, são os benefícios que as hortaliças trazem para a saúde e o bem-estar. De acordo com Clariana, são ricas em vitaminas e minerais fundamentais para o funcionamento do organismo, e também contam com alto teor de fibras, que colaboram para a saúde do intestino.
“De forma geral, são baixas em calorias e ajudam na saciedade, então, podemos comer volumes maiores, mantendo a saúde, com perda ou manutenção de peso”, explica. “As hortaliças são também super funcionais para beleza, pois as vitaminas e minerais ajudam a fortalecer e crescer unhas e cabelos, mantém o viço e elasticidade da pele. Ou seja, é bom e faz bem!”
4 dicas para aumentar o consumo de hortaliças:
E aí, deu vontade de colocar mais hortaliças no seu prato? Então, fique atenta às dicas abaixo para aumentar o consumo de forma prática e interessante para a sua alimentação:
1Varie o tipo de corte
O mesmo alimento pode alterar o sabor com apenas um corte diferente. Por exemplo: cenoura em palitos, ralada, rodelas… Cada corte tem um sabor único, e pode ser usado de formas diferentes na alimentação. Que tal misturar a cenoura ralada no arroz? Ou complementar um cozido de carne com cenouras em rodelas? “Rale, pique, fatie, faça gomos ou meia-lua, corte em quadrados, sirva em rodelas, faça desenhos divertidos e até sirva inteiro!”, aconselha a nutricionista.
2Alterne o método de preparo
“Você pode servir vários vegetais ainda crus, assados, cozidos, feitos no vapor, grelhados, na air fryer e até na fritura em imersão (esse, particularmente, não recomendo, fora raras exceções)”, diz.
3Use e abuse de temperos frescos e secos
Os temperos podem ser as próprias hortaliças, como cebola, alho, alho-poró, as ervas frescas ou as ervas secas. “Nos temperos temos vários antioxidantes que fazem um bem danado ao nosso corpo, então varie e veja quais sua família mais ama”, conta Clariana.
4Faça diferentes combinações entre hortaliças
Experimente juntar cores, sabores e texturas diferentes, fazendo, até mesmo, combinações que nunca comeu. “Aqui a regra é não ter regra. Respeite só o tempo diferente de cocção ao juntá-los e varie agregando ainda mais sabor e nutrientes”, finaliza.