Se alguma vez você encontrou um pão com mofo na despensa e ficou em dúvida se poderia ou não comê-lo após tirar a parte estragada, saiba que você não está sozinho.
Essa, na verdade, não é uma dúvida incomum, uma vez que, teoricamente, ao retirar a parte comprometida do alimento, o restante poderia estar livre de quaisquer riscos para a saúde e ser consumida normalmente.
De acordo com Jaciara Petry, nutricionista da Clínica Colman, contudo, as coisas não são bem assim. Mas, primeiramente, vamos entender o que são os bolores que aparecem no pão.
O que é o mofo que aparece no pão?
O mofo – estágio mais avançado do bolor que, por sua vez, é o momento inicial e mais superficial de um fungo – pode surgir em cinco tipos diferentes no pão: Aspergillus, Penicillium, Fusarium, Mucor e Rhizopus, existindo, dentro destes, muitas outras espécies diferentes de fungos.
Como explica Jaciara, estes são os mais conhecidos como “bolor de pão”, com aparência esverdeada e pode contaminar também frutas e queijos.
“Os principais fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos são a umidade dos pães, o empacotamento do alimento ainda quente e/ou seu armazenamento em ambiente úmido, com temperatura elevada”, esclarece a profissional.
Afinal, posso comer pão com mofo ou não?
“Comer um pão com bolor pode ser perigoso para a saúde, pois o bolor pode conter toxinas que podem causar danos ao corpo”, alerta a nutricionista.
Alguns dos malefícios de comer um pão com mofo, segundo ela, incluem:
- Problemas gastrointestinais, como náusea, vômito, diarreia e dor abdominal;
- Reações alérgicas, com sintomas como coceira, inchaço e dificuldade para respirar;
- Infecções fúngicas, como candidíase oral, e infecções respiratórias;
Problemas de saúde a longo prazo: “um consumo regular de alimentos com bolor pode aumentar o risco de problemas como doenças respiratórias crônicas e câncer.”
Por isso, Jaciara ressalta a importância de sempre verificar a validade e a aparência dos alimentos antes de consumi-los, e descartar aqueles que apresentam sinais de bolor.
Posso tirar a parte com mofo e comer o restante?
“Não! O ideal é descartar o mantimento ao perceber a presença de bolor. Isso porque sua parte visível é um indicativo de que o alimento já foi contaminado por completo”, alerta a profissional.
Então, o que fazer ao comer um pão mofado por acidente?
Se você comeu um pão mofado por acidente, pode sentir alguns dos sintomas citados acima, como náuseas, vômitos ou diarreia.
Caso isso aconteça, a orientação da nutricionista é para beber muita água, para ajudar a remover as toxinas do seu corpo.
“Se você sentir sintomas graves, como febre ou dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediatamente. Mas, se forem apenas sintomas leves, como náusea ou dor de estômago, tente descansar e evitar alimentos sólidos por algumas horas”, ela orienta.
Por fim, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um médico.