Continua após publicidade

5 maneiras de combater o desperdício de alimentos

Quase um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado. Para evitar isso, veja como aproveitá-los melhor em seu dia a dia

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h33 - Publicado em 28 jun 2024, 12h00
Veja dicas para reduzir o desperdício de alimentos no dia a dia
Veja dicas para reduzir o desperdício de alimentos no dia a dia (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

No dia a dia, muitas pessoas acabando fazendo desperdício de alimentos por descartarem partes dos ingredientes que são extremamente nutritivas e que poderiam ser reaproveitadas de outras maneiras. Prova disso é que quase um terço dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçado.

Com o número de pessoas passando fome ou lutando intensamente para colocar comida na mesa, além dos crescentes impactos ambientais da produção de alimentos, é fato que todos deveriam adotar medidas para reduzir o descarte desnecessário de comida. De acordo com Marina Prevedello, gerente da Plataforma Food na Sodexo, isso é possível com algumas dicas para adotar na hora de fazer compras e preparar as refeições. Veja a seguir as orientações!

5 maneiras de evitar o desperdício de alimentos

  • Criar algo a partir de alimentos que de outra forma seriam descartados

Sopas, sucos, antepastos, molhos e vitaminas são ótimas formas de aproveitar, de forma mais consciente, partes de vegetais e frutas que normalmente não seriam usadas. Utilizar pães “amanhecidos” para a produção de torradas ou farinha caseira é melhor do que jogar no lixo. Ser criativo na cozinha pode evitar que muitos alimentos sejam desperdiçados.

Continua após a publicidade
  • Redistribuir o excesso de alimentos

Encontrar um novo destino para os alimentos que seriam normalmente jogados fora é uma ótima maneira de reduzir o desperdício de alimentos. O excesso de alimentos pode ser doado para uma instituição de caridade local, banco de alimentos ou vendido a um preço reduzido.

  • Resgatar frutas e vegetais deformados
Continua após a publicidade

Uma cenoura que não está uniforme, um pepino torto ou uma maçã que não se parece com aquela dos contos de fada costumam ser deixados de lado na hora das compras, uma vez que a aparência das frutas e legumes faz com que muita gente os defina como alimentos que não estão bons para o consumo. Assim, esse é mais um dos motivos que gera a perda e o desperdício de alimentos. Do ponto de vista nutricional, estes alimentos são excelentes para o consumo e não sofrem alterações na sua qualidade em função de suas aparências.

  • Começar com pequena porção

Algumas vezes, colocamos no prato mais do que conseguimos comer. Por isso, montar seu prato de forma consciente é muito importante para combater o desperdício. Melhor repetir do que desperdiçar!

Continua após a publicidade
  • Evitar o desperdício além dos alimentos

Sejam recipientes reutilizáveis para viagem, copos e garrafas reutilizáveis, entre outros. Embora não seja estritamente desperdício de alimentos, estamos falando de recursos naturais de diversas origens e tudo ajuda quando se trata de preservação do planeta!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.