Chocolate: uma boa opção para o pré-treino? Veja o que especialistas dizem!
Profissionais comentam sobre os benefícios de consumir o alimento antes de se exercitar e os cuidados que devem ser tomados. Veja!

Fonte de carboidratos e de energia rápida, o chocolate pode ser uma boa opção para o pré-treino, desde que consumido de forma equilibrada.
O doce carrega flavonoides, antioxidantes e substâncias que promovem o foco e aumentam a disposição para se exercitar, como teobromina e cafeína.
“O cacau é rico em antioxidantes, que contribuem para o desempenho e a recuperação muscular. Contém substâncias como a teobromina, que ajudam a fornecer energia e disposição para o exercício. Além disso, estimula a liberação de serotonina, o que pode melhorar o humor e a motivação para o treino”, afirma Jussara Vasconcelos, nutricionista clínica.
Mas atenção: é preciso ter alguns cuidados na hora de incluir o chocolate na sua alimentação antes das atividades físicas. Você deve ficar de olho no tipo escolhido e na quantidade consumida.
O chocolate amargo é a melhor escolha
“O chocolate amargo é a melhor escolha para quem busca energia com qualidade e sem sobrecarregar o organismo antes do treino”, diz Fernanda Lopes, nutricionista do Emagrecentro.
Lopes indica sempre optar pelos produtos com 70% ou mais de cacau. Ela explica que, por conter menos açúcar, essa versão é mais rica em flavonoides e antioxidantes e garante um aumento gradual de energia, sem causar picos e quedas bruscas de glicose.
“Além disso, ele tem menor teor de gordura adicionada quando comparado ao chocolate ao leite, o que favorece a digestão e evita desconfortos durante o exercício”, completa Fernanda.
Aline Becker, nutricionista, personal trainer e colunista de Boa Forma, reforça: “Evite os chocolates ao leite ou aqueles com muito recheio, pois geralmente são cheios de açúcar e gordura hidrogenada, que pesam no estômago e prejudicam a performance nos treinos.”
É importante não exagerar
Mesmo ao optar por um chocolate mais saudável, como os que apresentam um alto teor de cacau, é indispensável manter a moderação ao comer o doce.
“Ele continua sendo um alimento calórico e com gordura que, quando consumido em excesso, pode gerar desconfortos gastrointestinais, sensação de estufamento, queda de rendimento e até o famoso ‘efeito rebote’ de energia: dá um pico e depois uma queda”, ressalta Becker.
Exagerar no chocolate, principalmente os mais açucarados, ainda pode comprometer os seus objetivos, seja de emagrecimento, definição ou melhora de performance.
“De forma geral, a recomendação para um consumo equilibrado é em torno de 20 a 30 gramas por dia — o equivalente a 2 ou 3 quadradinhos de uma barra tradicional”, orienta a personal trainer.
Quanto tempo antes do treino comer chocolate?
É recomendado comer chocolate 30 a 60 minutos antes do treino. “Esse tempo permite que o corpo absorva a energia do chocolate e utilize a cafeína e os flavonoides para melhorar o desempenho físico. O chocolate também libera açúcares de forma gradual, garantindo uma energia mais estável durante a atividade“, conta Fernanda.
Para o seu pré-treino, uma boa ideia é combinar o doce com outros alimentos, por exemplo, frutas ou uma fonte de proteína leve. “Isso ajuda a garantir uma resposta energética mais equilibrada”, aponta a nutricionista do Emagrecentro.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.