Apostar nos chás para desinchar o corpo pode ser a saída para aliviar aquela sensação que fica depois de comer algo que não caiu muito bem. Mas, afinal, quais são as raízes, plantas e ervas que podem ajudar quando nos sentimos dessa forma? A seguir, listamos oito chás e como cada um deles age, segundo pesquisas e estudos.
Chás para desinchar o corpo
De acordo com um estudo de 2013, o gengibre é um poderoso antiinflamatório, além de ter um composto chamado gingerol, que ajuda a aliviar o inchaço. Como bônus, ele ainda ajuda com náuseas e é um forte auxiliar digestivo que ajuda a aliviar gases, inchaço, dores de estômago e evacuações. Por fim, essa raiz ainda é conhecida por acalmar a inflamação e acalmar o trato gastrointestinal.
2Hortelã-pimenta
Em algumas pesquisas, incluindo uma de 2019, o óleo de hortelã-pimenta demonstrou ser eficaz na redução de dores de estômago, inchaço e gases. Sendo assim, seu chá é uma ótima opção para combater o mal-estar e desinchar o corpo.
Erva-doce
A erva-doce foi estudada por seus inúmeros benefícios para a saúde, mas quando se fala especificamente em desinchar, ela ajuda a dissipar os gases do intestino, além de estimular o corpo a produzir mais bile, como apontou um estudo de 2017. Isso, por sua vez, faz com que o organismo seja mais capaz de quebrar as gorduras, especialmente os laticínios, que são um dos maiores culpados por um estômago inchado.
4Camomila
Você pode reconhecer a camomila especialmente por suas propriedades calmantes. Porém, ela também pode ajudar a acalmar o estômago inchado. Isso porque, segundo um estudo , o extrato dessa erva tem potencial para proteger o organismo contra diarreia e úlceras estomacais, devido às suas propriedades antiinflamatórias.
5Dente de leão
Diurético natural, esse chá ajuda a reduzir a retenção de água do corpo já que, embora ninguém goste de correr de hora em hora até o banheiro, essa ação ajuda a aliviar o inchaço. Além disso, a raiz também tem sido usada há muito tempo para aliviar inflamações, ansiedade e outros incômodos, de acordo com uma pesquisa publicada em 2016.
Hibisco
Um estudo apontou que os flavonóides presentes hibisco podem ajudar a regular um hormônio chamado aldosterona, que controla os níveis de eletrólitos e afeta a ingestão de água – ambos essenciais para combater o inchaço. Vale ressaltar que, apesar de seu sabor amargo, o hibisco ganha um gostinho mais adocicado quando as flores são fervidas.
7Energia natural, ajuda na perda de peso, maravilha dos cuidados com a pele… De fato, o chá verde é cheio de vantagens para um bom funcionamento do organismo. E sim, podemos adicionar também as propriedades anti-inchaço à já longa lista de benefícios que ele oferece. Isso porque, segundo uma pesquisa feita no Japão, as catequinas do chá verde ajudam a acalmar o trato gastrointestinal e fazer com que o estômago faça a digestão dos alimentos com mais eficiência.
Cominho
As sementes de cominho e seu óleo podem ser usados para tratar uma ampla gama de sintomas digestivos, incluindo azia, distensão abdominal e espasmos gastrointestinais, como apontou um estudo de 2015. Por ter algumas propriedades antimicrobianas, elas ainda podem apoiar o desenvolvimento de bactérias intestinais benéficas no intestino, agindo como um probiótico.
Chás para ter em casa
Chá de Hortelã Pimenta Egípcia
Chá de hortelã pimenta egípcia, importado do Egito. Embalagem com 100g.
Chá de camomila orgânico
Chá orgânico de camomila, com 15 sachês para infusão.
Chá de Dente de Leāo
Chá de dente-de-leão, 100% natural. Embalagem com 50g.
Semente de cominho
Semente de cominho para preparação de chá. Embalagem com 80g.