Incluir uma xícara de chá na alimentação diária pode ser um hábito simples, mas poderoso, pois contribui com diversas áreas da saúde, promovendo mais equilíbrio e qualidade de vida. É o que afirma a nutricionista clínica e fitoterapeuta Carolina Queiroga, que ressalta os benefícios dos chás para a digestão.
“Os chás podem ser verdadeiras fontes de saúde digestiva, aliviando desconfortos, como aquela sensação de peso no estômago e até distensão abdominal. Mas é bom saber que a variedade de ervas e especiarias tem efeitos diferenciados”, ela aponta.
Benefícios dos chás para a digestão
Segundo a profissional, os chás digestivos estimulam a produção de enzimas digestivas no corpo, que desempenham um papel essencial na quebra dos alimentos e na absorção dos nutrientes, facilitando o processo digestivo. E muitos ainda possuem propriedades antiinflamatórias, que reduzem a inflamação no trato digestivo, aliviando sintomas como inchaço, gases, azia e cólicas, para quem sofre com problemas digestivos crônicos ou eventuais.
“Alguns chás protegem a função hepática, outros têm ação laxativa e diurética e tem aqueles que podem auxiliar na redução das taxas de colesterol ruim”, aponta Carolina.
“E não podemos deixar de destacar a capacidade de promover a saúde da microbiota intestinal, pois algumas ervas presentes nos chás permitem equilibrar as bactérias boas no intestino, levando a uma digestão mais eficiente e fortalecendo o sistema imunológico”, completa.
Além disso, muitos deles trazem propriedades relaxantes que podem combater o estresse e a ansiedade, que interferem na digestão. “Ao acalmar a mente e o corpo, esses chás resultam na melhora do processo digestivo e oferecem sensação de bem-estar.”
A nutricionista ressalta, ainda, que ao contrário de alguns medicamentos que podem causar efeitos colaterais, os chás digestivos são leves, seguros e geralmente bem tolerados, e são ricos em antioxidantes, que favorecem a proteção das células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. “Além da saúde digestiva traz benefícios para a saúde em geral, incluindo a prevenção de doenças crônicas, como as cardíacas e o câncer”, esclarece Carolina.
Melhores chás digestivos
- Espinheira santa
Recebe indicação para melhorar a digestão, gastrite, úlcera péptica, dispepsia e azia.
- Gengibre
Pode ser utilizado para o alívio de dispepsia, náuseas e devido ação antiinflamatória, auxilia no tratamento de gastrite e úlceras.
- Alcachofra
Pode ser um importante aliado no tratamento do aparelho digestivo, tem função hepatoprotetora, ação laxativa, diurética e auxilia na redução do colesterol LDL.
- Chá verde
É altamente digestivo, antioxidante e antiinflamatório, podendo atuar ainda na inibição e proliferação de bactérias patogênicas em todo o trato gastrointestinal.
- Chá de hortelã pimenta
Tem indicação digestiva, diminuição da distensão abdominal causada por gases e azia.
- Chá de erva doce
Tem função digestiva, inibidor da distensão abdominal causada por gases, náuseas e azia.
“Vale ressaltar que no preparo do chá que utiliza da planta, as folhas e flores, a água deve ser fervida antes e só depois se deve acrescentar a erva e deixar em infusão pelo tempo descrito para cada planta. Já as ervas que são utilizadas as partes rizoma e cascas, é preciso ferver por aproximadamente 1 a 2 minutos, para em seguida deixar em infusão”, orienta a nutricionista.