Preparar um jantar especial na véspera do Natal, juntar a família e os amigos e comemorar a chegada do dia 25 de dezembro é uma tradição que os brasileiros amam. E mesmo que este ano as coisas estejam um pouco diferentes do que estamos acostumados, não podemos abrir mão desta ocasião, não é mesmo? Seja com pouca gente e dentro de casa, por que não investir em uma ceia de Natal vegetariana de respeito? A chef Camila Botelho (@chefcabotelho), colunista da Boa Forma e coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira, e a chef Luana Hernandez, parceira da Smart, ensinam preparos para um menu completo de dar água na boca. Veja:
Ceia de Natal vegetariana
1 – Salada de erva-doce com laranja
Receita da chef Luana Hernandez, parceira da Smart.
Ingredientes:
- 1 bulbo grande de erva-doce;
- 1 xíc. de azeitonas verdes;
- 6 laranjas;
- 1 cebola roxa;
- 1/2 xíc. de amêndoas defumadas;
- 1 col. (sopa) de vinagre de framboesa;
- 1 col. (sopa) azeite;
- 1 col. (chá) de sal;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- 1 maço de rúcula.
Modo de preparo:
Corte o bulbo de erva-doce em fatias finas, assim como a cebola roxa. Retire as raspas de duas a três laranjas, e depois corte apenas os gomos de todas as laranjas, retirando a pele entre eles. Corte as azeitonas em duas partes. Pique as amêndoas defumadas.
Em um bowl, coloque a erva-doce, a cebola roxa, os gomos e raspas de laranja e as azeitonas. Tempere com o azeite, sal, vinagre e pimenta. Deixe repousar na geladeira por 30 minutos. Misture a rúcula na hora de servir e polvilhe as amêndoas defumadas.
2 – Palak paneer (curry de espinafre)
Receita da chef Luana Hernandez, parceira da Smart.
Ingredientes:
- 500g de tofu;
- 1 cebola;
- 1 maço de espinafre;
- 1 col. (sopa) de alho picado;
- 1 col. (sopa) de gengibre;
- 1 col. (sopa) de pimenta vermelha;
- 1 col. (sopa) de coentro em grãos;
- 1/2 col. (sopa) de cominho;
- 1/4 col. (sopa) de feno grego;
- 1 col. (sopa) de garam massala;
- 2 col. (sopa) de óleo de gergelim natural ou ghee;
- 1 col. (sopa) de purê de tomate;
- 1 xíc. de leite vegetal ou água;
- 1 col. (sopa) de iogurte (opcional).
Modo de preparo:
Corte o tofu em cubos grandes e doure na frigideira com óleo. Reserve. Depois, branqueie os espinafres e também reserve. Em outra frigideira grande e funde, esquente o óleo, agregue a cebola e o cominho, e deixe dourar. Adicione os temperos secos e frite até soltarem aroma. Coloque o gengibre, o alho e a pasta de tomate. Mexa um pouco e acrescente os espinafres. Coloque o leite ou a água e espere ferver. Acerte o sal.
Depois que o molho reduzir, coloque os pedaços de tofu, tomando cuidado para não desmanchar. Finalize com iogurte (opcional), e sirva com arroz.
3 – Assado de Natal
Receita da chef Camila Botelho (@chefcabotelho), colunista da Boa Forma e coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Ingredientes do assado:
- 3 xíc. de grão-de-bico cozido;
- 3 dentes de alho ralados;
- 1 cebola picada ralada;
- 1 tofu defumado ralado;
- 2 xíc de farinha de aveia;
- 2 col. (sopa) de missô branco;
- 4 col. (sopa) de levedo nutricional;
- 1 col. (sopa) de cebola em pó;
- Sal a gosto ou sal defumado;
- Nozes e macadâmia defumada raladas a gosto.
Ingredientes da marinada:
- 1/2 xíc. de vinho tinto;
- 1/2 xíc. de molho de soja;
- 1 col. (sopa) de molho de tomate;
- 2 col. (sopa) de azeite;
- 1/2 xíc. de sudo de laranja;
- 1 col. (café) de alho em pó;
- 1 col. (café) de páprica defumada;
- Sal a gosto (experimente antes de salgar).
Modo de preparo:
No processador, coloque todos os ingredientes do assado até formar uma massa única. Molde em um bowl redondo e leve ao forno por 180° graus preaquecido por 20 a 30 minutos. Depois misture todos os ingredientes do molho e despeje no assado depois de pronto.
4 – Assado de okara
A okara é o resíduo que sobra da soja ao fazer o leite de soja. Se possível, utilize grãos de soja orgânico. O leite produzido é levemente adocicado, e pode ser congelado ou consumido em até 3 dias se mantido na geladeira. Receita da chef Luana Hernandez, parceira da Smart.
Ingredientes do assado:
- 200g de grãos de soja;
- 750 ml de água;
- 1 xíc. de alho-poró;
- 1 xíc. de salsa;
- 1 xíc. de cenouras em rodelas;
- 2 dentes de alho;
- 4 col. (sopa) de shoyu;
- 3 col. (sopa) de azeite oliva;
- 4 unidades de shitake hidratado;
- 1/2 col. (chá) de sal defumado;
- Pimenta-do-reino;
- 1 xíc. de farinha de rosca.
Ingredientes do pesto de tomate:
- 100g de tomate seco em conserva;
- 2 col. (sopa) de vinagre;
- 1 col. (sopa) de molho de soja;
- 1 col. (chá) de páprica;
- 1 col. (chá) de açúcar mascavo.
Modo de preparo:
Ferva uma grande quantidade de água. Agregue os grãos de soja e deixe cozinhar por 1 minuto. Desligue o fogo e deixe a soja descansar na panela por 30 minutos. Descarte a água e bata aos poucos os grãos, com a quantidade de água da receita. Com um coador, separe o leite do resíduo de soja (okara). Reserve a okara em um bowl grande.
Em um processador, bata as cenouras, o alho-poró, o shitake, a salsa, o alho e o azeite até formar uma pasta. Misture essa pasta com a okara e a farinha de rosca, sal e pimenta-do-reino. Transfira a mistura para uma forma de bolo inglês revestida com papel manteiga e aperte bem para que fique bem compacta. Cubra com papel manteiga a parte de cima da forma e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos. Deixe o assado descansar na geladeira por uma noite dentro da forma.
No dia seguinte, retire o assado da forma, coloque em outra forma, aberto, cubra o mesmo com o pesto de tomate seco e leve de volta ao forno por mais 30 minutos à 180 graus antes de servir. Para o pesto de tomate seco, processar todos os ingredientes até que fiquem homogêneos.
5 – Torta de doce de leite
Receita da chef Camila Botelho (@chefcabotelho), colunista da Boa Forma e coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Ingredientes da base:
- 2 xíc. de de aveia em flocos (tem que ser em flocos porque a farinha altera a quantidade);
- 2 col. (sopa) de açúcar;
- 1 col. (café) de canela;
- 1/2 xíc. de água.
Ingredientes do recheio:
- 1 xíc. de castanha-de-caju crua sem sal;
- 1/4 xíc. de açúcar de coco;
- 1 xíc. de água;
- 1 pitada de sal;
- 1 col. (sopa) de manteiga de cacau derretida.
Ingredientes da calda:
- 2 xíc. de frutas vermelhas;
- 1 xíc. de açúcar;
- Suco de 1 limão;
- 1 col. (sobremesa) de amido de milho.
Modo de preparo:
Misture toda os ingredientes da base no processador. Se você não tiver um, bata a aveia em flocos no liquidificador e misture o resto com as mãos. Molde em uma forma redonda, e faça furinhos com um garfo. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos. Deixe esfriar para rechear.
Para o recheio, deixe a castanha de molho por 8 horas e depois descarte a água. Derreta a manteiga de cacau no fogo. Leve todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar bem cremoso. Depois, leve ao fogo até ficar no ponto de brigadeiro e recheie a torta.
Reserve o amido e leve o restante dos ingredientes da calda ao fogo até caramelizar e reduzir em fogo baixo. Misture o amido em duas colheres (sopa) de água e despeje na calda. Misture. Deixe esfriar e cubra a torta.