Continua após publicidade

Casa clã alerta sobre o uso do Ozempic

O evento chamou atenção para o uso indevido do medicamento por quem procura emagrecer

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h46 - Publicado em 13 mar 2023, 11h18

Um remédio que está bastante em alta desde seu lançamento para o publico geral é o Ozempic. Uma semaglutina que tem como objetivo tratar o Diabetes tipo 2, ela age na saciedade da fome, mantendo o usuário sem vontade de comer por até 12 horas. E é por isso que muitas pessoas estão fazendo o uso (sem recomendação médica) para o emagrecimento. Mas isso tem suas consequências.

Na Casa Clã, o talk “Reeducação Alimentar: um workshop de Mindful Eating”, alertou para esse uso.

A médica nutróloga Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), foi uma das convidadas da conversa e chamou a atenção para o uso indevido:

“Meus pacientes que de fato têm diabetes e precisam do uso desse medicamento não estão encontrando nas farmácias por conta do uso indiscriminado de quem compra apenas para emagrecer. Mas recorrer ao medicamento sem critério pode provocar efeitos colaterais indesejados, e até uma piora no quadro da obesidade. Além de poder afetar a saúde pancreática de maneira gravíssima”, explica a médica.

Dra. Marcella Garcez fala sobre Ozempic na Casa ClãO talk falou sobre comportamentos saudáveis na alimentação

O que é o Ozempic e como ele age no organismo?

Continua após a publicidade

Como explica a Veja Saúde, Ozempic é o nome comercial da semaglutida, uma das substâncias que atua no tratamento do diabetes tipo 2 (na mesma turma há a liraglutida e a tirzepatida).

A semaglutida é a versão sintética de uma substância do organismo chamada de GLP-1. Ela é responsável por melhorar a liberação de insulina pelo pâncreas (esse hormônio é essencial para tirar o excesso de açúcar de circulação, evitando estragos), induzir o estômago a esvaziar mais devagar e controlar as sensações de fome e saciedade no cérebro.

O Ozempic é um remédio injetável (não há versão em cápsulas) que é aplicado uma vez por semana. Apesar de ser vendido sem receita, é um fármaco que não deve ser utilizado sem acompanhamento médico.

A importância da regulamentação

Ainda na Casa Clã, a Dra. Marcella chamou atenção das autoridades responsáveis pela regulamentação da venda para fazer esse controle. “Esse é um remédio que não poderia ter a compra permitida sem a receita médica. Fazer isso coloca em risco a vida não só de quem usa indevidamente mas também de quem realmente precisa por questões de saúde e não encontra mais o remédio nas farmácias, porque outras pessoas estão comprando para uso indevido.”

Continua após a publicidade

Se você precisa emagrecer, o primeiro passo é mudar o estilo de vida sedentário, praticando exercícios e fazendo uma alimentação equilibrada, com acompanhamento profissional.

SOBRE A CASA CLÃ

Organizada por CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica, a Casa Clã foi um evento destinado à celebração do Dia Internacional das Mulheres, e aconteceu do dia 8 a 11 de março, na Casa Higienópolis, em São Paulo. Sua programação contou com aulas, talks e ativações gratuitas. Para ver tudo o que rolou, é só clicar aqui.

A Casa Clã tem patrocínio de MSD e Buscofem, e apoio de KiaIntimissimiCalzedoniaSculptra, ANK Jewellery, LinkedIn Senac.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.