Continua após publicidade

Estes 12 benefícios do Pilates vão fazer você querer adotar a prática

Quem pensa que a atividade é fácil, está muito enganada

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 15 fev 2022, 11h11

Pilates é uma técnica que utiliza o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos, e trabalha a concentração, a força e a mobilidade. O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates, e logo virou um sucesso no Brasil — e em todo o mundo. E com razão: é considerado um dos exercícios mais completos, pois trabalha o corpo como um todo! A seguir, você confere todos os benefícios do pilates:

Benefícios do Pilates

benefícios do Pilates
(Natália Lima/Divulgação)

“Um dos maiores responsáveis pela má postura é o sedentarismo. Ele faz com que percamos a flexibilidade do corpo, gerando movimentos incorretos e contribuindo muito para as dores”, explica Natália Lima, Instrutora de Pilates e fundadora do Espaço Tatva.

Continua após a publicidade

“Diferentemente de outras atividades, o Pilates utiliza movimentos que exigem flexibilidade durante os exercícios, o que promove um alongamento eficaz de músculos e tendões”, continua a especialista.

O Pilates é famoso por dar ênfase ao core – o centro do corpo formado por músculos que, quando devidamente fortalecidos, sustentam e estabilizam a coluna.

Lembrando que um core fortalecido também implica menos incômodos nas costas e no quadril.

O Pilates trabalha todos os músculos do corpo de forma igual. Desse modo, não há desequilíbrios musculares — fator de risco para lesões.

Já é sabido que fazer atividades físicas regularmente pode estimular a produção de hormônios conhecidos por gerarem a sensação de bem-estar — como a serotonina. Com o Pilates, não é diferente.

Continua após a publicidade

Uma das bases da prática é a respiração adequada durante a execução dos movimentos. Ponto para o pulmão!

Prestar atenção nas estruturas ativadas em cada exercício também é fundamental no Pilates. Assim, você vai ganhando cada vez mais consciência corporal.

É claro que a atividade também fortalece outras regiões além do core — glúteos, pernas e braços, por exemplo, podem ser trabalhados.

Outro benefício dos esportes no geral é nos deixar com mais energia durante o dia.

“O Pilates traz um fortalecimento dos músculos mais profundos”, esclarece Natália Lima. E isso inclui até aqueles presentes no assoalho pélvico, o que é importante para prevenir incontinência urinária e aumentar o prazer sexual!

Estudos sugerem que o Pilates pode ajudar a dormir melhor, especialmente para pessoas com menos de 40 anos. Além disso, outra pesquisa descobriu que mulheres no pós-parto se beneficiam de um sono mais tranquilo ao adicionar Pilates em sua rotina semanal.

“Cada vez mais atletas de alta performance têm procurado o Pilates para aumentar o rendimento”, afirma a especialista.

Quem pensa que a atividade é fácil, está muito enganada. Alguns movimentos são bem desafiadores e exigem do seu equilíbrio.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.