O matchá anda bem conhecido ao redor do mundo — aparecendo em diversas fotos de shots, chás e até sobremesas por aí. E a fama tem explicação: o chá em pó pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Confira:
BENEFÍCIOS DO MATCHÁ
O Dr. Márcio Velasquez, médico especialista em emagrecimento, explica que, assim como o chá verde, o matchá vem da planta Camellia sinensis. “No entanto, é cultivado de forma diferente e tem um perfil nutricional único. Por isso, contém os nutrientes de toda a folha, o que resulta em quantidades maiores de cafeína e antioxidantes do que normalmente são encontradas no chá verde”, ele diz.
Diversos estudos sobre o alimento e seus componentes descobriram uma variedade de vantagens que eles trazem: podem ajudar a proteger o fígado, promover a saúde do coração e até contribuir para a perda de peso.
“Se você deseja utilizar esse ingrediente poderoso, saiba que os benefícios não acabam por aí. O matchá também é rico em antioxidantes, aumenta a função cerebral, pode ajudar a prevenir o câncer e, como uma das suas maiores vantagens, é muito fácil de preparar!”, complementa o médico.
Você pode fazer o chá matchá tradicional peneirando de uma a duas colheres de chá (dois a quatro gramas) de pó em 60 a 100ml. Agora, se você estiver se sentindo criativa, as opções crescem infinitamente — é possível preparar lattes, pudins, shakes com frutas e até bebidas proteicas.
EXISTE CONTRAINDICAÇÃO?
Márcio Velasquez diz que como tudo na vida, a moderação é fundamental. “Embora o matchá esteja repleto de benefícios para a saúde, tudo em excesso pode gerar problemas. Beber matchá demais pode aumentar sua exposição a contaminantes, como pesticidas, produtos químicos e até arsênico, encontrados no solo onde as plantas do chá são cultivadas.”
A quantidade máxima recomendada não é clara, já que depende de cada organismo. Mas para mais segurança, o especialista aconselha uma ou duas xícaras por dia, procurando sempre opções orgânicas e certificadas para aproveitar os benefícios do ingrediente sem correr o risco de efeitos colaterais.