Originário da Amazônia, o açaí traz consigo uma série de benefícios nutricionais. Porém, ainda há alguns mitos a respeito dele que precisam ser desvendados.
“O açaí contém vitaminas, minerais e antioxidantes. Seu consumo regular pode auxiliar na saúde cardiovascular e no controle do diabetes tipo 2, além de contribuir para a redução de glicemia, insulina e colesterol LDL”, afirma a nutricionista Juliana Maciel, da Frooty.
Para esclarecer algumas dúvidas populares a respeito do açaí, a profissional listou sete mitos e verdades sobre o tema!
Mitos e verdades sobre o açaí
- Açaí engorda
Mito.
O açaí não é um alimento com alto teor calórico. Puro, possui cerca de 60 calorias por 100 gramas, tornando-se calórico apenas com adições como xarope de guaraná e leite condensado.
- Açaí é um alimento rico em ferro
Mito.
O açaí não é um alimento rico em ferro. Contém apenas 1,5 mg de ferro por 100 gramas, menos do que muitos outros alimentos.
- Açaí faz bem para o coração
Verdade.
Potencializa a saúde cardiovascular e controle do diabetes tipo 2. Graças à sua composição rica em antioxidantes, vitaminas e minerais.
- O fruto pode favorecer na atividade física
Verdade.
Oferece benefícios antes da atividade física. Sua composição nutricional favorece a energia e desempenho.
- O açaí só beneficia o controle de peso
Mito.
Além do controle de peso, promove a saúde de forma ampla, incluindo antioxidantes que combatem o envelhecimento e potencial anticancerígeno.
- O consumo de açaí pode substituir suplementos nutricionais
Mito.
Embora nutritivo, não deve substituir uma dieta equilibrada ou suplementos específicos recomendados por profissionais de saúde.
- Possui mais antioxidantes que o vinho tinto e a manga
Verdade.
É 33 vezes mais potente em retardar o envelhecimento devido à sua alta capacidade antioxidante.