Há quem ame e há quem a ache insossa. E para esse segundo grupo, nós dizemos: você não está sabendo preparar. Isso porque a couve-flor, além de ter muito benefícios, também é extremamente versátil — ela pode até mesmo substituir o arroz ou o frango em uma parmegiana.
À seguir, nós te contamos os benefícios desse vegetal e ensinamos diversas receitas deliciosas.
Benefícios da couve-flor à saúde
1Proporciona ação anti-inflamatória e analgésica
A couve oferece ação anti-inflamatória e analgésica, pois é rica em magnésio, um mineral importante para a circulação sanguínea, a contração e o relaxamento muscular.
Segundo Gisela Savioli, nutricionista clínica e funcional e fitoterapeuta, pessoas que sofrem com dores pelo corpo ou que têm dificuldade para relaxar podem ser muito beneficiadas pelo consumo da couve. “Inclua ela em seu cardápio diariamente”, orienta.
Favorece o intestino
Por ser rica em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, a couve é uma grande aliada para cuidar do funcionamento do intestino, ajudando na prevenção de problemas como a prisão de ventre.
3Combate o refluxo e a gastrite
A couve estimula a produção de muco e melhora o pH do estômago, combatendo sintomas como o refluxo e a queimação.
4Ajuda a prevenir o câncer
Uma substância chamada Indol-3-Carbinol é produzida a partir da mastigação da couve e de outros alimentos da família das brássicas. “Ela age como um agente quimioprotetor, evitando a proliferação de células cancerígenas”, conta a nutricionista.
5Estimula o detox
A couve conta com fitoquímicos e nutrientes que estimulam a eliminação das toxinas do corpo e que combatem os danos causados pelos radicais livres.
Receitas com couve-flor
1. Couve-flor gratinada
- 1/2 unidade de cebola
- 1 fio de azeite de oliva para refogar
- 400 mililitros de leite vegetal
- 1 colher (sopa) de requeijão light
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 1 colher (chá) de açafrão-da-terra (ou cúrcuma)
- 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão
- 1 punhado de cebolinha-verde picada
- 1 cabeça de couve-flor cortada em buquês
- sal a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola em um fio de azeite. Acrescente 2/3 do leite na panela e, em seguida, o requeijão. Deixe ferver por uns 3 minutos. Dissolva no leite que sobrou o amido e a cúrcuma. Junte à panela. Acerte o sal e deixe engrossar. Por fim, adicione metade do queijo parmesão e a cebolinha picada. Em um refratário, disponha a couve-flor e cubra com o molho branco. Polvilhe o restante do queijo e asse em forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos.
2. Couve-flor à Parmegiana
- 3 unidades de mini pão francês congelado (sugestão: o pão Taeq)
- 1 couve-flor orgânica
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 1 colher (café) de páprica doce
- Salsa a gosto
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 60g de mussarela light ralada grossa
- Folhas de manjericão a gosto
Modo de preparo
Coloque os pãezinhos em uma assadeira e asse-os em forno preaquecido (200˚C) até ficarem levemente dourados. Deixe esfriar e passe-os no processador até obter uma farinha de rosca. Reserve. Corte a couve-flor em 4 fatias e tempere as fatias dos dois lados com azeite, sal, pimenta e páprica e polvilhe com a farinha de rosca. Disponha as fatias em uma assadeira e leve ao forno preaquecido (200˚C) por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e, sobre cada fatia, distribua um pouco de molho, salpique a mussarela e volte ao forno até o queijo derreter. Decore com as folhas de manjericão e está pronta a receita de couve flor à parmegiana! Agora, é só servir.
3. “Risoto” low carb feito de couve-flor e creme de ricota
- 1 couve-flor média cozida até o ponto al dente
- 2 colheres (sopa) de creme de ricota light
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- Sal a gosto
Modo preparo
Bata a couve-flor no processador até ficar em pedaços do tamanho de grãos de arroz. Misture todos os ingredientes numa tigela e leve ao forno, panela ou micro-ondas para aquecer. Sirva quente.