Provavelmente já aconteceu por aí também. Você finalmente decide preparar aquelas batatas esquecidas na prateleira, e quando percebe, elas estão cheias de brotos. E aí, o que você faz: consome mesmo assim, ou descarta?
Infelizmente, apesar de ninguém gostar de desperdiçar alimentos, a melhor opção é jogar esses vegetais no lixo.
Por que não consumir batata com brotos?
Essas raízes que crescem no alimento nada mais são do que mecanismos naturais de defesa contra pragas e doenças. Elas podem até ser bonitinhas, mas carregam substâncias tóxicas para o organismo, como solanina e a chaconina.
E o mesmo vale para quando as batatas estão enrugadas ou esverdeadas, viu? Isso significa que os compostos já se espalharam por todo o alimento. Portanto, o ideal é não consumir se esses sinais aparecerem.
Tipos de batatas
Agora que você já sabe que não devemos comer batatas com brotos, que tal conhecer melhor sobre os diferentes tipos existentes?
Batata inglesa
A mais consumida pelos brasileiros, a batata inglesa é rica em nutrientes, como vitamina B, ferro e cálcio. Com teor de amido de até 20%, o alimento é indicado para uma ampla variedade de receitas, como purê de batata, para ser assada e até frita.
Batata-doce
Fonte de fibras e carboidratos, o tubérculo é muito indicado para quem precisa repor nutrientes em uma dieta. Com casca roxa e com sabor adocicado, a batata doce pode ser assada, cozida, frita e até mesmo feita em formato de chips para substituir produtos industrializados.
Batata asterix
Parecida com a batata inglesa, este tipo se diferencia pela sua casca, que pode ser roxa ou rosa. Com uma textura mais seca e com alto teor de amido, o alimento é ideal para frituras.
Por ser leve, deve-se evitar cozinhar ou fazer ensopados com ela, pois tendem a inchar e desmanchar.
Batata yacon
Muito conhecida no Japão, o tubérculo tem uma cor alaranjada e sabor mais doce. Pode ser consumido cru ou em saladas e até massas de pão e macarrão. Para quem buscar por uma alimentação mais saudável, a batata é uma indicação, já que contém baixo teor calórico.
Batata baraka
De aspecto considerado sujo, a batata baraka é originária da Holanda e muito encontrada em feiras livres e mercados de pequenos produtores.
É muito indicada para preparo de frituras, pela baixa quantidade de água, também podendo ser usada em pratos que precisam ser cozidos.
Batata baroa
Conhecida como mandioquinha, o alimento tem uma cor amarelada, sabor adocicado e aroma marcante. Com formato mais estreito que a batata inglesa, o tubérculo é rico em vitaminas A, B e C, além de ser versátil na cozinha, podendo ser usado em purês ou em assados. Também é indicado para introdução alimentar das crianças.
Batata bolinha
De formato pequeno, com textura seca e leve, este tipo de batata é muito consumido como petiscos ou em receitas de massas, como nhoque.
Algumas pessoas usam esse tipo para produzir conservas, acompanhada de cebola e ervas aromáticas, e posteriormente servida como aperitivo. Existem variações na cor de sua casca, podendo ser encontrada em tons avermelhados, amarelados e roxos. É muito similar a batata inglesa.