Ter cabelos e unhas mais fortes é o desejo de muita gente. Nesse quesito, existe um nutriente que se destaca: a biotina.
Muita gente aposta em suplementos e multivitamínicos com o composto, mas sabia que ele também pode ser encontrado em diferentes alimentos? Saiba mais:
O que é a biotina?
“A biotina é uma vitamina do complexo B, conhecida como B7”, explica a Dra. Karine Okamoto, dermatologista da Clínica Vanité.
De acordo com a médica, a função dessa vitamina tem relação com o crescimento celular, estimulando esse processo, e também influenciando em outros processos biológicos importantes, como a composição dos cabelos, unhas e da pele.
“A suplementação com biotina possivelmente melhora a síntese das estruturas do fio, reduzindo a queda por quebra nos tipos de cabelos estudados”, explica a médica.
Para pessoas com deficiência dessa vitamina no organismo, a biotina pode, de fato, influenciar na saúde do cabelo, assim como na das unhas. Por isso, a recomendação de uso é apenas quando existe um quadro comprovado de deficiência.
“A reposição deve ser realizada de forma individualizada, pois sabemos que a suplementação inadequada pode alterar exames bioquímicos“, diz a médica. “No eflúvio telógeno, que é uma forma de alopecia que pode ser secundária ao estresse, doenças da tireoide e deficiências vitamínicas, podemos iniciar a suplementação com biotina.”
Ou seja, pessoas que não estão lidando com questões como as expostas acima podem não ver diferença na saúde dos cabelos com a suplementação da biotina. Por isso, o ideal é sempre buscar orientação médica antes de usar suplementos como esse.
Alimentos ricos em biotina
Mas se a suplementação dessa vitamina só é indicada em casos de deficiência, onde encontrar naturalmente a biotina? Confira algumas opções para incluir no cardápio:
- Aveia;
- Cevada;
- Cereais integrais;
- Nozes;
- Grão-de-bico;
- Peixes;
- Ovos.