Uma dieta adequada é capaz de influenciar a saúde de formas surpreendentes. Neste Outubro Rosa, vamos destacar os efeitos e benefícios dos alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a alimentação inapropriada causa em torno de 20% dos casos de câncer no Brasil. Além disso, outros vilões já conhecidos, como sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool, também levam ao desenvolvimento da doença, inclusive das mamas.
“Estudos cada vez mais demonstram a influência dos alimentos no desenvolver da doença por influenciar no ambiente do organismo”, afirma Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo.
Para além de refeições equilibradas, há alimentos que podem auxiliar na prevenção do câncer de mama. A seguir, a profissional apontou cinco deles para que as mulheres incluam no seu dia a dia.
Alimentos para prevenir o câncer de mama
1
A epigalocatequina-3-galato (EGCG), polifenol abundante no chá verde, previne o desenvolvimento de novos vasos, estimula o sistema imunitário, possui propriedades anti-inflamatórias e efeitos antioxidantes.
2Cúrcuma
Essa raiz apresenta um forte antioxidante químico chamado curcumina que tem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas impedindo o crescimento das células doentes, prevenindo e retardando o crescimento do câncer de mama. Ao ser consumida com azeite, pimenta preta, gengibre, cominho e/ou chá verde, sua absorção é potencializada.
3Tomate
O licopeno, presente no tomate em abundância e responsável por lhe conferir a cor vermelha, é um potencial agente anti-câncer. Ele também pode ser encontrado no mamão, na melancia e na goiaba. O licopeno combate os radicais livres e quanto mais maduro, maior a quantidade do pigmento no tomate.
4Romã
Apresenta alto poder antioxidante por conta de suas antocianinas e taninos hidrossolúveis. É rico em vitamina C, vitamina E e coenzima Q10. Também reforça o sistema imunitário, impede a proliferação das células anormais e possui efeito anti-inflamatório.
5Semente de linhaça
São ótimas fontes de ômega 3 e seu consumo diário reduz inflamações crônicas, além de prevenir e combater tumores pela sua ação antioxidante. Apresenta efeito protetor e regulador dos níveis hormonais observado nas lignanas (substâncias fenólicas presentes no alimento), aumenta a imunidade, regula o trânsito intestinal e reduz a taxa de açúcar no sangue.