Além de ser ótima sozinha, a berinjela é um alimento super versátil, que vai bem com uma série de receitas de massas, molhos, saladas e até mesmo acompanhando carnes.
O sabor, contudo, não é seu único ponto forte. Ela também é bastante nutritiva, tem ação antioxidante e é rica em diversas vitaminas, como A, C e ferro.
“A berinjela é um superalimento que auxilia na digestão e tem poucas calorias. Por isso, é excelente para quem busca uma alimentação mais saudável”, afirma Soraia Batista, nutricionista da Pluxee.
Segundo ela, os benefícios não param por aí. Um estudo recente da Universidade Adam Mickiewicz, da Polônia, indicou que esse fruto faz parte de um grupo de alimentos que produzem compostos naturais capazes de curar muitos distúrbios. Suas propriedades são significativas para inibir, por exemplo, o crescimento de células cancerígenas.
Propriedades e benefícios da berinjela
Como aponta Soraia, a berinjela é fonte de magnésio, cálcio, ferro, enxofre, vitamina A, C, e vitaminas do complexo B. Além disso, ela tem ação antioxidante e sua casca arroxeada possui antocianinas, pigmentos que auxiliam no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.
Assim, seus principais benefícios são:
- Auxilia na saúde das unhas e do cabelo;
- Ajuda no bom funcionamento do intestino;
- Previne alguns tipos de câncer;
- Fortalece os ossos;
- Ajuda a reduzir a glicose do sangue;
- Auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).
Dicas de preparo e consumo
Para adicionar a berinjela em sua alimentação e aproveitar os benefícios que ela tem a oferecer à saúde, confira algumas dicas de preparação e consumo da berinjela, indicadas pela profissional:
- Deixar a berinjela de molho em água com algumas gotas de limão ameniza seu gosto levemente amargado e evita o escurecimento após descascada e picada;
- Ela sensível e pode ser facilmente amassada, facilitando o preparo;
- Para o preparo de pastas, retire a casca após o cozimento;
- Não descarte as cascas! Aproveite-as em refogados, cozidos, molhos e conservas;
- Se for assar ou empanar, não retire a casca. Ela auxilia a manter o formato do alimento;
- Para fritar, prefira empanar a berinjela com farinha para reduzir a absorção de óleo.