5 dicas para não “chutar o balde” com a alimentação no fim do ano

Não transforme dezembro em "liberou geral"!

Por Maraísa Bueno
22 dez 2025, 10h00 •
Dicas para não "chutar o balde" com a alimentação no fim do ano
Dicas para não "chutar o balde" com a alimentação no fim do ano (Drazen Zigic/Freepik)
Continua após publicidade
  • As festas e confraternizações do final do ano chegaram e, com isso, as opções do que comer são enormes, não é mesmo? Para quem passou o ano inteiro se dedicando aos treinos e à alimentação saudável, precisa de algumas dicas para não “chutar o balde” nesse momento!

    Por isso, a nutricionista, personal trainer e colunista de Boa Forma, Aline Becker, listou a seguir cinco dicas para você não “chutar o balde” nas festas de fim de ano!

    1

    Priorize o básico no dia a dia: mantenha sua rotina alimentar o mais organizada possível, tente manter o básico: café da manhã com proteína, um almoço equilibrado, lanches nutritivos. Comer bem na maior parte da semana já reduz muito aquele impulso do “já era”. Se você sabe que vai ter uma festa à noite, faça um almoço com arroz, feijão, frango e salada. Nada mirabolante. Só comida de verdade que dá saciedade e evita exageros mais tarde.

    2

    Não fique sem comer antes dos eventos: chegar morrendo de fome na festa é a receita perfeita para exagerar. Faça uma refeição equilibrada com proteína, fibras e uma boa fonte de gordura.

    Continua após a publicidade
    3
    Continua após a publicidade

    Se sirva uma vez: monte um prato que faça sentido para você. Coloque o que realmente quer comer, em vez de ir “beliscando” sem perceber. A consciência evita excessos. Olhe a mesa e escolha o que você ama, aquele prato que te traz memória afetiva. O resto, você não precisa comer só porque é dezembro. “Eu amo o pavê da minha tia, mas não ligo para panetone.” Pronto. Priorize o pavê, coma com prazer e sem culpa e ignore o panetone.

    4

    Beba água entre as bebidas alcoólicas: além de ajudar na saciedade, diminui aquele consumo automático de drinques que pesam no dia seguinte. A desidratação aumenta a fome, o cansaço e a compulsão por doce. A cada taça, tome pelo menos meio copo de água. E sempre tenha uma garrafinha por perto nas viagens e confraternizações.

    5

    Sem culpa, mas com responsabilidade: o problema nunca é a ceia, é transformar dezembro todo em “liberou geral”. Aproveite os momentos especiais, mas mantenha sua rotina nos outros. Comeu além da conta na ceia? No dia seguinte, faça um café da manhã normal, tome água, dê uma caminhada leve. Sem compensação agressiva. Sem punição. Só retomando o caminho.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.