De pernil a panetones, muitos alimentos podem trazer a alegria do feriado. Dependendo de onde você mora, os alimentos que são considerados uma parte normal da festa de fim de ano para alguns podem parecer totalmente estranhos para outros.
Aqui estão 15 comidas de férias únicas apreciadas em todo o mundo.
Bûche de Noël (França)
Também conhecido como tronco de Natal ou lenha de natal, é uma sobremesa doce servida na França durante a época de Natal.
(imagem da Wikipedia)
Embora existam muitas variações, um dos tipos mais comuns é feito com creme de leite, cacau em pó, ovos, açúcar e extrato de baunilha. É comumente decorado com açúcar de confeiteiro e frutas.
Bûche de Noël comemora a tradição de cortar e queimar uma tora especialmente selecionada conhecida como tora de Yule. Esta tradição pagã foi introduzida no feriado cristão há muitos séculos.
A maioria aprecia esta sobremesa entre a véspera de Natal (24 de dezembro) e o Ano Novo (1º de janeiro).
2Shuba (Rússia)
Enquanto a maioria dos países comemora o Natal em 25 de dezembro, a Rússia é um dos poucos países que celebra este feriado em 7 de janeiro de acordo com o calendário juliano ortodoxo.
(foto Milka and Bun)
Coloquialmente conhecido como “arenque sob um casaco de pele”, shuba é um prato popular servido durante a temporada de férias na Rússia. Seus principais ingredientes incluem arenque em conserva, ovos cozidos, maionese e vegetais ralados como cenoura, beterraba, batata e cebola.
O prato recebe o nome de sua camada superior, que geralmente é feita de maionese ou molho de beterraba que lembra um casaco quente de inverno.
Embora possa parecer um prato não convencional, é uma excelente fonte de proteínas, potássio, antioxidantes e vitaminas A e B.
3Yebeg wot (Etiópia)
Da mesma forma que o prato nacional da Etiópia, doro wat (ensopado de frango), o yebeg wot é um popular ensopado de cordeiro servido durante as festas de fim de ano.
Semanas antes das férias, os fazendeiros alimentam os cordeiros com uma dieta rica em calorias. Isso leva a uma carne macia e gordurosa, que é adicionada a um ensopado feito de cebola, tomate, alho, quibe (manteiga etíope), mistura de especiarias berbere e várias especiarias.
Muitos servem yebeg wot com injera, um popular pão achatado.
Este prato é uma rica fonte de proteínas, carboidratos e antioxidantes.
4Chocolate quente com especiarias (Peru)
Se você acha que sabe fazer o melhor chocolate quente, experimente o chocolate quente com especiarias do Peru.
Este chocolate quente cremoso é feito com chocolate, leite condensado ou evaporado e uma combinação de especiarias, como canela, pimenta em pó, cravo e noz-moscada.
Na verdade, esta bebida é tão popular que tem seu próprio evento conhecido como la Chocolatadas, durante o qual as pessoas se reúnem e servem chocolate quente com especiarias com um bolo popular conhecido como panetón.
5Torta de carne moída (Inglaterra)
Também conhecida como torta de Natal, a torta de carne moída é uma sobremesa de férias amplamente popular e histórica.
Apesar do nome, a maioria das tortas de carne moída modernas não tem carne. Tradicionalmente, as tortas de carne moída eram feitas de carne desfiada ou carneiro, sebo, frutas secas e especiarias.
No entanto, a maioria das variedades hoje consiste simplesmente em massa de pastelaria, maçãs secas e passas, destilados, gordura vegetal e uma mistura de especiarias contendo noz-moscada, cravo e canela.
Curiosamente, as tortas costumavam ter formato oblongo para representar uma manjedoura, embora a maioria das tortas servidas hoje sejam circulares.
6Bibingka (Filipinas)
Durante a temporada de férias, bibingka é um item de café da manhã comum nas Filipinas.
(imagem da Wikipedia)
Bibingka consiste em farinha de arroz ou arroz pegajoso, leite de coco, açúcar e água embrulhados e cozidos em folhas de bananeira. Às vezes, ovos, queijo e flocos de coco são adicionados como guarnição.
Este prato é geralmente servido no café da manhã ou depois do Simbáng Gabi – uma série de nove dias de missas católicas filipinas que antecedem o Natal.
Na verdade, é comum ter postos de alimentação fora da igreja para os fiéis comprarem bibingka e outros doces populares, como bolos de arroz cozidos no vapor, conhecidos como puto bumbong. Muitos gostam dessas guloseimas com uma xícara de chá ou café quente.
7Tortas de manteiga (Canadá)
Embora uma dieta típica canadense seja semelhante à de uma dieta típica dos EUA, ela tem algumas delícias clássicas próprias.
As tortas de manteiga são uma sobremesa canadense servida durante muitos feriados, mas principalmente durante o Dia de Ação de Graças e o Natal.
São pequenos pastéis com recheio doce feito de manteiga, açúcar, maple ou xarope de milho, ovos e, às vezes, nozes e passas.
8Latkes (Israel)
Durante o Hanukkah, os latkes são um delicioso alimento básico na maioria dos pratos de jantar. Em hebraico, o prato é conhecido como levivot.
(foto da Panelinha)
Fritos em óleo quente, os latkes simbolizam o óleo que, segundo um texto que serve como fonte central da lei religiosa judaica, acendia a menorá por 8 dias, apesar de ter óleo suficiente apenas para 1 dia.
Feito de o mais simples dos ingredientes, você pode fazer latkes com batata ralada e cebola, ovos e farinha de rosca ou pão ázimo. Frite-o em óleo quente e você terá alguns latkes deliciosos.
Outras guloseimas populares do Hanukkah incluem sufganiyot (donuts de geléia), chalá (pão trançado) e peito de carne.
9Hangikjöt (Islândia)
Servido durante o Natal, o hangikjöt é uma das comidas festivas islandesas mais populares.
Isso se traduz em “carne pendurada” e envolve cordeiro ou carneiro defumado. Seu nome se origina da prática tradicional de pendurar carnes defumadas em um galpão de defumação por semanas para desenvolver um sabor salgado e defumado.
Hangikjöt é comumente servido com feijão verde, batatas cobertas com molho bechamel branco e acompanhamento de repolho roxo em conserva.
1 0Bahn chung (Vietnã)
Bahn chung é um adorado bolo de arroz apreciado durante o Tết (Ano Novo vietnamita).
Este prato é feito com arroz pegajoso, carne de porco, feijão mungo, cebolinha, molho de peixe e temperos como sal e pimenta.
Além de seu grande sabor, é colocado em frente aos altares familiares para homenagear os antepassados e orar pelo ano que se aproxima.
1 1Pastéis (Porto Rico)
Pasteles são um prato clássico de Natal em Porto Rico.
Fazer pastéis requer tempo e paciência. A parte interna dos pastéis consiste em uma mistura de carne de porco moída e um molho de especiarias misturado com adobo. A parte externa é feita com uma massa especial feita de banana verde ralada, yautía e especiarias.
Depois de deixar a massa descansar por algumas horas, a massa é colocada sobre folhas de bananeira, o recheio de carne de porco é adicionado e é embrulhado.
Os tradicionais pastéis porto-riquenhos são fervidos em água quente e servidos com arroz, carne, peixe, feijão bóer e molho picante para um delicioso banquete de fim de ano.
1 2Eggnog (Estados Unidos)
Eggnog é mais apreciado nos Estados Unidos e no Canadá.
Esta bebida é feita de leite, creme, clara de ovo batida, gema de ovo e açúcar, resultando em uma textura cremosa e suave.
A maioria das pessoas gosta de gemada como bebida alcoólica adicionando rum, bourbon ou conhaque.
1 3Kutia (Ucrânia)
Kutia é um prato tradicional da véspera de Natal, popular entre os membros da Igreja Ortodoxa Ucraniana. Como parte do calendário juliano, a véspera de Natal cai no dia 6 de janeiro.
(imagem da Wikipedia)
Geralmente é o primeiro prato servido como parte do Sviata Vecheria – um banquete vegetariano de 12 pratos para comemorar os 12 apóstolos.
Feito de bagas de trigo cozidas, sementes de papoula, frutas secas e mel, este prato é repleto de nutrição, que é um foco importante desta festa ucraniana. Na verdade, este prato é tão importante para a refeição que se espera que todos os convidados comam pelo menos uma colherada.
No entanto, é costume esperar até que a primeira estrela no céu apareça antes de comer.
1 4Jansson’s frestelse (Suécia)
Também conhecida como Tentação de Jansson, esta caçarola é feita de batatas, cebolas, creme de leite, farinha de rosca e espadilha – um peixe pequeno e oleoso semelhante à sardinha.
(imagem da Wikipedia)
Geralmente é acompanhado por uma miscelânea de comida conhecida como “julbord”, que se traduz em “mesa de Yule” ou “mesa de Natal”. É apreciado com alimentos como presunto assado, almôndegas, peixe, batatas cozidas, queijos e vários vegetais cozidos.
A origem de seu nome é controversa, embora muitos acreditem que se originou de um popular cantor de ópera conhecido como Pelle Janzon.