Apesar do equilíbrio ser sempre a melhor maneira de aproveitar as festas, sabemos que pode ser difícil resistir a tantas comidas deliciosas (e drinks!) e que só aparecem na mesa do jantar uma vez ao ano. Para quem acabou comendo um pouco mais do que gostaria dos pratos típicos, que, em geral, possuem mais gordura, sódio e açúcar do que o indicado, uma ajudinha extra dos chás e sucos para desinchar pode ser a melhor alternativa para voltar ao ritmo de vida saudável.
“Estas bebidas ajudam a eliminar líquidos devido à ação diurética. A maioria dos alimentos utilizados nos sucos e chás possuem compostos que auxiliam também no funcionamento do fígado, órgão que é essencial na metabolização de toxinas. Além disso, os benefícios nutricionais são muitos e elementos importantes como ferro, cobre, vitamina A, ácido fólico, vitamina B12, entre outros, fazem parte dos ingredientes que formam as bebidas”, explica Marcieli Pereira, nutricionista do Spa Lapinha, do Paraná.
Ao incluir os líquidos na dieta, o indicado é ingerir o suco uma vez ao dia, enquanto o chá pode ser tomado, no máximo, até quatro xícaras (sem ultrapassar um litro diário). Confira abaixo 10 receitas simples e deliciosas de chás e sucos para desinchar sugeridos por Marcieli Pereira e escolha os seus favoritos!
Sucos para desinchar
1 – Chakra verde
Ingredientes:
- 1 unidade de maçã verde;
- 300 ml de água de coco;
- 1 folha média (ou talo) de couve;
- 1/2 unidade de atemoia (ou 1/2 banana);
- 1 col. (sopa) de linhaça demolhada (linhaça hidratada);
- Hortelã a gosto.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Acrescente a linhaça apenas no final. Beba em seguida.
Benefícios: Esse suco é rico em magnésio, um mineral muito importante para a produção de energia.
2 – Suco vermelho antioxidante
Ingredientes:
- 1 xíc. (chá) de morango congelado ou in natura;
- 1 xíc. (chá) de amora congelada ou in natura;
- 250 ml de suco de maçã integral;
- 1 col. (sopa) de goji berry;
- Folhas de manjericão a gosto.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Em seguida, está pronto para servir.
Benefícios: As frutas vermelhas possuem alto fator antioxidante, que combate a ação dos radicais livres (substâncias que aumentam o processo de envelhecimento das células). Nesse momento de festas, acabamos consumindo alimentos não tão saudáveis e ficando mais expostos à ação desses radicais.
3 – Suco amarelo betacaroteno
Ingredientes:
- 1/2 cenoura;
- 1/2 manga;
- 1 laranja;
- 1 lasca de gengibre de 3 cm.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar bem homogêneo. Ao final, a bebida estará pronta.
Benefícios: Os alimentos alaranjados possuem carotenoides, que contribuem para o bom funcionamento da imunidade e ação antioxidante, além de auxiliarem no bronzeamento da pele.
4 – Suco laranja
Ingredientes:
- 2 fatias grandes de mamão formosa;
- 1 maçã;
- 2 col. (sopa) de amêndoas laminadas.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Beba assim que terminar.
Benefícios: Por conter frutas alcalinas em sua composição, esse suco contribui para a digestão pós-festas.
5 – Suco detox roxo
Ingredientes:
- 200 ml de suco de uva integral;
- 1/2 beterraba;
- 50 g de mirtilo congelado ou in natura.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que o líquido fique homogêneo. Está pronto.
Benefícios: Os ingredientes roxos são antioxidantes e ajudam a melhorar a circulação do organismo. A beterraba é rica em óxido nítrico, que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, o que facilita a passagem do sangue e a eliminação de toxinas.
Chás para desinchar
1 – Chá de abacaxi com gengibre
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 col. (sopa) de abacaxi desidratado ou 2 fatias de abacaxi;
- 2 pedaços de gengibre (ou 3 cm).
Modo de Preparo:
Leve a água para o fogo, mas desligue antes que ela comece a ferver. Acrescente o abacaxi desidratado e o gengibre e deixe borbulhar por 10 minutos. Após o tempo de fervura, desligue o fogo e coe.
Benefícios: O abacaxi é rico em vitamina C, um antioxidante poderoso. Ele atua como anti-inflamatório e aumenta a saciedade. O gengibre também possui ação anti-inflamatória, além de auxiliar na regulação da pressão arterial e proteger o estômago.
2 – Chá de dente-de-leão
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 col. (sopa) de dente-de-leão desidratado.
Modo de preparo:
Leve a água para o fogo e desligue antes de levantar fervura. Acrescente a folha desidratada e deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe e tome logo após o preparo.
Benefícios: O dente-de-leão possui substâncias importantes para o organismo, como a taxacina, que auxilia na estimulação hepática, e a potassa, que tem ação diurética.
3 – Chá de cavalinha
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 col. (sopa) de cavalinha.
Modo de preparo:
Leve a água para o fogo e desligue antes de levantar fervura. Coloque a folha desidratada e deixe infusionar por 5 minutos. Depois, coe e tome logo após o preparo.
Benefícios: A cavalinha tem ação diurética e antioxidante, o que favorece a eliminação de toxinas. Além disso, essa erva é uma das que mais contém minerais em sua composição, sendo extremamente benéfica para o organismo.
4 – Chá de capim-limão com alecrim
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 col. (sopa) de alecrim desidratado;
- Folhas de capim-limão.
Modo de preparo:
Leve a água para o fogo e desligue antes de levantar fervura. Acrescente as folhas desidratada e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe e beba logo após o preparo.
Benefícios: O alecrim ajuda na digestão, elimina a formação de gases (que causam a sensação de estufamento) e possui ação diurética.
5 – Chá gelado de hibisco
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 col. (sopa) de hibisco desidratado;
- Hortelã a gosto.
Modo de preparo:
Leve a água para o fogo e desligue antes de ferver. Acrescente as folhas desidratada e deixe infusionar por 10 minutos. Depois, coe e tome logo após o preparo.
Benefícios: O hibisco tem ação diurética, laxativa e antioxidante. No pós-festas, é indicado para aliviar a retenção de líquidos e também para estimular o funcionamento intestinal. Já o hortelã contribui para evitar a formação de gases, diminuindo a sensação de estufamento.