No restaurante, você pede para viagem o que não foi consumido na intenção de evitar o desperdício. No trabalho, sua colega traz um mimo gastronômico meio exagerado e parte da gostosura acaba indo para sua casa. Durante o almoço com amigos em sua casa, cada um deles traz uma contribuição e a refeição acaba rendendo mais do que imaginado – só que ninguém quer sair carregando marmita. Moral da história: sua geladeira e seus armários acabam cheios de comida que provavelmente você nem vai consumir.
Para evitar ocupar espaço à toa e o mau cheiro, é recomendável fazer uma limpeza geral nas prateleiras pelo menos uma vez por mês. Encontrou algum dos itens listados abaixo? Consuma-os imediatamente, doe a quem precisa ou descarte no lixo (em caso de a comida não ter mais salvação).
Leia mais: 10 atitudes inteligentes para acabar com o desperdício na cozinha
Saco aberto de nuts
Quando suas amêndoas, castanhas e avelãs não são mantidas em sacos ou potinhos fechados, elas acabam perdendo a crocância com mais rapidez. As suas atingiram um nível que não servem nem mais para serem consumidas junto a algumas frutas secas como lanchinho da tarde? Melhor descartá-las.
Embalagem antiga de mel
O extrato doce dura praticamente pra sempre! Mas na hora em que você perceber que já não é mais possível abrir a tampa da embalagem porque o mel solidificou nela, é hora de mandar o produto embora.
Diferentes garrafinhas de óleo
Escolha até dois tipos de óleo ou azeite que você usa com mais regularidade e mantenha-os em seu armário. Os que já estão há mais tempo sem uso e com o prazo de validade ultrapassado devem ser descartados apropriadamente em pontos de coleta.
Veja: 4 dicas para aproveitar os benefícios do azeite
Mix de temperos e especiarias
Você vai comprando um temperinho aqui, ganha outro acolá… E acaba com vários pós de cores e cheiros distintos que você nem sabe mais quando entraram em sua cozinha. E, por estarem fora da embalagem original, só Deus sabe quando vencem! Para otimizar sua vida e poupar a saúde, mantenha apenas aqueles temperos usados com frequência: sal, pimenta, alho em pó, pimenta-do-reino… Quando comprar um novo, prefira saquinhos menores para evitar o desperdício.
Barra de chocolate
Sim, sabemos que é difícil dar adeus a qualquer quadradinho, mas quando eles ganham aquela camada esbranquiçada na superfície, é o momento do fim: seja ao derreter a barra de chocolate para acompanhar uma sobremesa, seja colocando-a no lixo mesmo.
Açúcar mascavo
Ele é uma opção mais saudável ao açúcar branco, mas não vale mantê-lo em sua cozinha se os grãos estiverem solidificados.
Mais: Conheça 12 tipos de açúcar e quais seus usos na cozinha