O que você entende por levar uma vida equilibrada? Dormir bem, fazer exercícios e adotar escolhas saudáveis na hora de se alimentar certamente está no pacote. Mas um ponto importantíssimo não costuma aparecer no topo da lista: controlar a ansiedade em relação à sua saúde.
Um estudo com mais de 7 mil pessoas acompanhadas ao longo de 12 anos descobriu que aqueles que se preocupam demais em desenvolver doenças – mesmo sem apresentar nenhum sintoma que apontasse para elas – são 70% mais propensos a sofrerem problemas no coração do que indivíduos que não alegaram ter essa questão.
Leia mais: 8 maneiras simples de diminuir a ansiedade no trabalho
Claro que você deve visitar um médico ao menor sinal de que algo não está indo bem. Porém, de acordo com o autor que liderou a pesquisa, Line Iden Berge, da divisão de psiquiatria da Universidade Sandviken, na Noruega, monitorar a saúde fazendo checkups numa frequência maior que a solicitada pelo seu médico pode expor você a um stress maléfico à saúde.
Para quem se preocupa além da conta com a saúde sem ter motivos para isso: o especialista afirma que o ideal é procurar um profissional para detectar – e tratar – a ansiedade, importante fator de risco para doenças do coração.