Você já deve ter ouvido falar que nossa boca é a porta de entrada do nosso organismo e, por isso mesmo, é preciso mantê-la sempre limpa e higienizada para evitarmos uma série de contaminações e doenças. “Mais de 300 tipos de bactérias vivem na região”, revela Alexandre Bussab, cirurgião-dentista da Clínica Brasil Smiles, em São Paulo. Daí a importância de cuidar não apenas dos dentes mas da língua também. A seguir, listamos o que pode acontecer quando você não realiza uma escovação completa da boca.
Diminuição do apetite
Sabe essa colônia de bactérias que acabamos de mencionar e que começa a se expandir quando você não escova a língua? Pois bem, ela acaba se espalhando pela boca toda, formando um biofilme que cobre as papilas gustativas e limita sua capacidade de sentir o sabor dos alimentos. Imagina sair para comer seu prato calórico favorito e nem ao menos conseguir apreciar o gosto da maravilha?
Leia mais: 5 fatores que estragam seus dentes e você nem imaginava
Halitose
Mau hálito é um dos principais problemas associados à falta de escovação da língua. Quando a visita da escova é esporádica, a colônia de micro-organismos presente na região começa a crescer e aí o não tem como esconder o cheiro. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, a halitose atinge aproximadamente 40% da população mundial”, conta Bussab.
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA
Escurecimento da língua
A falta de escovação faz com que os resíduos de comida se acumulem na língua e entupam, por assim dizer, as papilas gustativas. Com o tempo, o órgão começa a apresentar uma tonalidade escura e, em casos extremos, uma aparência texturizada, como se pequenos pelos estivesse habitando o local.
Leia mais: Você pode estar escovando os seus dentes errado, sabia?
Periodontite
As bactérias presentes na língua, assim, de uma hora para outra, podem ficar entediadas e resolver explorar novos destinos, como os dentes. Aí quem dá as caras é a periodontite, que é justamente uma doença causada pelos micro-organismos que se instalam em torno dessas estruturas ósseas. “Esses tipos de inflamações são preocupantes, pois podem causar desde a perda do dente a problemas mais severos, como uma endocardite bacteriana, que é um problema do coração, ou até mesmo uma septicemia generalizada, que é uma infecção geral do organismo”, alerta Bussab.