Quando se fala de gastronomia italiana, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Macarrão, pizza e sorvete certamente estarão na resposta, certo? Mas acredite: o país que parece ser o menos amigável para quem faz dieta é, na verdade, o mais saudável do mundo.
A constatação é do Bloomberg Global Health Index, que avaliou a saúde da população de 163 países baseado em dados como expectativa de vida, causas de morte e fatores de risco como pressão alta, tabagismo, desnutrição e oferta de água potável.
Leia mais: Macarrão não é inimigo da dieta, aponta estudo
Na Itália, espera-se que os recém-nascidos vivam até os 80 anos de idade. Um dos motivos por trás disso certamente é a alimentação rica em vegetais e azeite de oliva extravirgem – ingrediente tradicional da dieta mediterrânea, que também inclui frutas e legumes frescos, castanhas, temperos, carnes magras e peixes. Esse modelo alimentar é reconhecido pelos benefícios à saúde do coração, à redução de peso e à prevenção de câncer, diabetes e doenças degenerativas, como Alzheimer.
Entenda: Como manter a dieta na cantina italiana
Outros países
Nas primeiras posições do ranking estão ainda Islândia, Suíça, Singapura, Austrália e Espanha – cuja cultura gastronômica também envolve a dieta mediterrânea.
Os Estados Unidos estão na 34ª posição, com uma prevalência de 67,3% de pessoas obesas no país.
O Brasil não aparece entre os 50 primeiros lugares da lista.