Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Os alimentos da sua despensa que valem por um analgésico

Dor nas costas, enxaqueca, desconforto no estômago... Se a sua primeira reação é tomar o famoso remedinho, pare agora mesmo! Alguns desses problemas podem ser resolvidos com alimentos

Por Redação Boa Forma
6 jul 2016, 15h59 • Atualizado em 21 out 2024, 19h24
Westend61/Getty Images
Westend61/Getty Images (/)
Continua após publicidade
  • Se você é da turma que não suporta sentir nenhum tipo de dor, nós temos um desafio: deixar os comprimidos de lado e apostar nos alimentos anti-inflamatórios. Isso mesmo! De acordo com a nutricionista inglesa Shona Wilkinson, responsável pelo site SuperfoodUK.com, alguns ingredientes poderosos podem ajudar o organismo nestas horas difíceis. Você já parou para pensar por que a sua dor acontece? Muitas vezes, o problema pode ser uma inflamação do organismo, que dá para ser controlada com alimentos naturais. Parece impossível? Aqui, nós listamos os melhores aliados da dor:

    1. Frutas e legumes frescos
    A ordem é clara: quanto mais colorido, melhor. Além dos benefícios oferecidos à saúde, incluir alimentos frescos no cardápio ajuda a diminuir inflamações no organismo. Isso acontece porque eles atuam na alcalinização do pH sanguíneo (anti-inflamatório) e são ricos em antioxidantes, que neutralizam os radicais livres produzidos no local da inflamação. Prefira frutas como melão, frutas vermelhas (morango, mirtilo) e damasco; legumes como couve, brócolis e espinafre; e os vegetais alaranjados como cenoura e batata-doce.

    2. Alimentos com ômega-3
    Estudos comprovam que a substância ajuda a reduzir a inflamação do organismo. Por isso, capriche nas doses de gordura boa e aposte em alimentos como salmão, truta, sardinha, cavala e linguado. Para os vegetarianos, a sugestão é incluir mais chia e linhaça na dieta.

    3. Proteína
    Essencial para a recuperação e a cicatrização do corpo, a sugestão da nutricionista é se jogar nas opções de proteína vegetal, como feijão, lentilhas, grão-de-bico e soja. O peixe, o frango sem pele e o ovo também são boas fontes de proteína animal.

    4. Especiarias
    Açafrão, pimenta-caiena e gengibre são famosos  por sua ação anti-inflamatória no organismo. Mas, se você não é fã dos temperinhos, nós temos outros alimentos que ajudam a turbinar a imunidade: 12 alimentos que blindam contra a gripe.

    5. Água
    Além de transportar os nutrientes, a bebida também é responsável por eliminar as toxinas – resíduos e células mortas, que são produzidos em grande quantidade quando existe inflamação. Não está acostumada a beber muito líquido? Faça as versões aromatizadas ou aposte nos chás. 

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.