Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como cuidar da pele queimada do sol com ingredientes caseiros

Listamos as medidas que realmente funcionam para aliviar o incômodo

Por Caroline Randmer (colaboradora)
8 jan 2018, 18h57 • Atualizado em 21 out 2024, 17h40
Mulher com a pele vermelha queimada do sol mostrando a marca
 (Marko_Marcello/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade
  • 1. Leite gelado

    Compressas de leite gelado aliviam a inflamação e amenizam a dor da queimadura. “Isso acontece porque, além das proteínas da bebida, a baixa temperatura reduz a circulação sanguínea e anestesia as terminações nervosas afetadas”, explica Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    2. Aloe vera

    A planta tem poder calmante, anti-inflamatório e antibacteriano, ideal para quem exagerou nas horas sob o sol. Além disso, tanto o gel extraído da babosa quanto os produtos que levam a planta em sua composição agem como uma camada protetora ao mesmo tempo que deixam a pele recém-vermelha respirar. A aloe vera ainda é rica em nutrientes, sais minerais, vitaminas e enzimas capazes de hidratar e regenerar a pele.

     

    3. Soro fisiológico

    “Lavar a região com soro fisiológico reduz o processo inflamatório e previne infecções”, diz Caio. A melhor maneira de fazê-lo é jogar o soro na região e deixar escorrer para imitar o efeito de lavagem em água corrente. Para secar, use uma toalha e aplique uma pressão suave – mas não esfregue.

    4. Camomila

    Seu efeito calmante é amplamente conhecido, mas o que você talvez não saiba é que o chá de camomila pode ser usado não só para deixá-la mais tranquila como também para tratar o estrago do sol no corpo. Basta deixar a bebida esfriar na geladeira e usá-la para fazer compressas. “Deixe agir no local da queimadura por 10 minutos para amenizar a dor e auxiliar na cicatrização”, ensina Caio.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.