Continua após publicidade

Comer maçã pode prevenir 5 tipos de câncer, aponta pesquisa

Revisão de 40 estudos concluiu que essa fruta é capaz de afastar tumores nos pulmões, no intestino, na boca, no trato digestivo e nas mamas

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h20 - Publicado em 30 set 2016, 13h02
welcomia/Thinkstock/Getty Images
welcomia/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

A ciência não cansa de comprovar que “uma maçã por dia mantém o médico distante” (do ditado em inglês,”an apple a day keeps the doctor away”). Além de proteger o coração, ajudar a emagrecer e fortalecer a imunidade, essa fruta também é capaz de prevenir contra tumores malignos, em especial aqueles de pulmão, intestino, boca, mamas e do trato digestivo. É o que aponta uma revisão de 40 estudos feita pela Universidade de Perugia, na Itália, e publicada na edição de outubro de 2016 da revista Public Health Nutrition.

A ideia dos cientistas italianos era investigar o poder das frutas contra o câncer. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a maçã foi escolhida por ser uma das mais consumidas no mundo todo. Além disso, sabe-se que ela é rica em substâncias de ação antioxidante, que têm o poder de afastar tumores. “Por causa da composição química peculiar e de potenciais mecanismos moleculares envolvidos, é possível que alguns tipos de frutas e vegetais sejam associados mais fortemente ao risco de câncer do que outros”, observam os autores do artigo, em entrevista ao periódico.

Veja também: Maçã verde: aliada contra as gordurinhas

Os resultados da análise mostraram que pessoas que consomem mais maçã têm menos câncer do que aquelas que não costumam ingerir o “fruto proibido”. Os índices de tumores no pulmão, por exemplo, foram 25% menores entre aqueles que adoram abocanhar essa fruta. Em relação aos casos cancerígenos no estômago ou no esôfago, no intestino, na boca e nas mamas, as pesquisas não foram unânimes em apontar os benefícios da maçã, mas algumas demonstram que ela é, sim, capaz de evitar essas doenças.

Continua após a publicidade

De acordo com os próprios pesquisadores, mais estudos são necessários para investigar a fundo a relação entre a fruta da macieira e a prevenção de tumores. Mas uma coisa já está comprovada: não faltam motivos para você incluí-la na sua rotina alimentar já!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.