Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Cólica menstrual: ioga pode ser alternativa para trazer alívio

Cientistas estudam os benefícios da Yoga Nidra para um período menstrual sem tantas queixas

Por Eliane Contreras
8 set 2017, 22h06 • Atualizado em 21 out 2024, 17h34
Mulher com cólica
 (zdenkam/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Yoga Nidra ou “sono psíquico”. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar nessa prática – antiga, mas pouco conhecida –, talvez queira experimentá-la em breve, muito provavelmente perto da data da sua próxima menstruação.

    O que a ciência tem observado sobre o método interessa para a maioria das mulheres: ele pode ser uma terapia complementar eficiente para amenizar o impacto negativo dos distúrbios da TPM, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

    Leia também: Como a TPM, gravidez e menopausa interferem na sua memória 

    Mas será que funciona? Pesquisadores coreanos fizeram uma revisão de estudos relacionados ao assunto para sanar a dúvida. Eles selecionaram 250 indianas com idade média de 26 anos, que, no período menstrual, apresentavam queixas como cólicas, náuseas e dor de cabeça, além de irritação e ansiedade.

    Todas as participantes receberam medicação, mas apenas aquelas do grupo que praticou Yoga Nidra de 30 a 35 minutos por dia, 5 dias na semana, durante 6 meses, apresentaram níveis de ansiedade e depressão significativamente menores.

    Os pesquisadores acreditam que a prática aumenta a atividade do sistema nervoso parassimpático, o que diminui a intensidade dos sintomas psicológicos. Outro mecanismo seria a liberação de dopamina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Mas, para que ela seja realmente considerada uma terapia complementar aliada das mulheres, ainda são necessários mais estudos. Só nos resta meditar para que isso aconteça e os benefícios da prática sejam confirmados!

    Continua após a publicidade

    R mais: Meditação: entenda por que vale a pena adotar a prática  

    O QUE É YOGA NIDRA?
    É uma forma de meditação ou relaxamento – um meio termo entre o estado de vigília e o sono. O corpo relaxa, mas a mente trabalha em um nível mais profundo. Os efeitos são mais benéficos quando você pratica Yoga Nidra depois de exercitar – ter feito um pouco de exercícios de contração muscular. Assim, corpo e mente estarão calmos, sem stress e tensão.

    Como praticar
    Passo a passo da Arte de Viver para a prática de Yoga Nidra

    Cólica menstrual: ioga pode ser alternativa para trazer alívio
    (fizkes/Thinkstock/Getty Images)
    Continua após a publicidade

    1. Deitada de costas, feche os olhos e relaxe. Inspire e expire lenta e profundamente. Se você sentir algum desconforto ou dor na lombar, ajuste a postura ou use uma almofada para elevar um pouco as pernas.

    2. Leve gentilmente sua atenção para o seu pé direito. Permaneça lá por alguns segundos e, então, mova sua atenção para o joelho direito, coxa e quadril (de novo por alguns segundos). Tente se conscientizar de toda sua perna direita. Repita com a perna esquerda.

    3. Faça o mesmo com todas as parte do corpo: área genital, região do umbigo, estômago, tórax, ombro direito e braço direito, seguido do ombro esquerdo e braço esquerdo, garganta, rosto e o topo da cabeça.

    Continua após a publicidade

    4. Inspire profundamente, observe as sensações no seu corpo e relaxe por mais alguns minutos.

    5. Consciente do seu corpo e do ambiente a sua volta, vire para o lado direito e permaneça por alguns minutos.

    6. Sente-se lentamente e, quando se sentir confortável, abra os olhos devagar.

    Continua após a publicidade

    Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.