Continua após publicidade

Suplementos de vitaminas e minerais não previnem doenças, afirma estudo

Em uma extensa revisão, cientistas notaram que repor nutrientes por meio de cápsulas não previne doenças cardiovasculares e outras enfermidades

Por Redação BOA FORMA
Atualizado em 21 out 2024, 17h31 - Publicado em 31 Maio 2018, 15h25
Suplementos de vitaminas e minerais não previnem doenças
 (Farion_O/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Você deve ter aquela amiga que vive preocupada em tomar suplementos para turbinar a dose de vitaminas e minerais no organismo e melhorar, assim, a saúde como um todo. Mas pense duas (ou mais) vezes antes de se inspirar nela e comprar suas próprias cápsulas: não há consenso de que a prática é mesmo eficaz.

O alerta vem de um estudo recente, divulgado na última edição do Journal of the American College of Cardiology. Para o trabalho, cientistas canadenses, americanos e franceses revisaram 179 artigos científicos publicados entre janeiro de 2012 e outubro de 2017 que investigaram a suplementação de diversos nutrientes.

As evidências encontradas apontam que os quatro suplementos mais usados – vitaminas D e C, cálcio e multivitamínicos – não têm participação significativa na prevenção de doenças cardiovasculares ou falecimento por qualquer causa. Outro alerta: tomar vitamina B3 e antioxidantes extras pode, inclusive, aumentar o risco de morte, de acordo com o artigo.

Ácido fólico

Na contramão desses achados, os estudiosos constataram que elevar o aporte de ácido fólico (vitamina B9) ajuda a evitar episódios de acidente vascular cerebral (AVC). O benefício aparece em um dos estudos revisados, um trabalho realizado na China. Mas, segundo David J. A. Jenkins, líder da investigação, ainda não é possível dizer se o nutriente pode ser usado na prevenção de derrames.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Comida é tudo

Suplementos de vitaminas e minerais não previnem doenças, afirma estudo
(Foxys_forest_manufacture/Thinkstock/Getty Images)
Continua após a publicidade

Com todos esses resultados, os experts reiteram a importância de adotar uma alimentação equilibrada e diversificada. “As recomendações atuais de seguir uma dieta plant-based, fonte de muitas vitaminas, deveriam ser reforçadas”, escrevem os autores.

Para quem quer garantir boas doses de nutrientes no organismo, eles indicam reduzir o consumo de carne vermelha e gorduras saturada e trans. Encher o prato de frutas, verduras e legumes seria o melhor jeito, segundo os cientistas, de ter todos os nutrientes de que seu corpo e sua saúde precisam. Que tal repassar a mensagem àquela sua amiga?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.