1. Batata
Quando exposto ao frio, o amido da batata é convertido em açúcar, alterando o sabor e a textura do tubérculo. O certo é manter a batata em temperatura ambiente.
2. Alho
Armazená-lo na geladeira pode amolecer seus dentes e acelerar o processo de deterioração. “A melhor maneira de conservar o alho é em um lugar sem luz e com circulação de ar”, ensina Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição, de São Paulo.
3. Pão
Colocar o saco de pão em um ambiente gelado só vai deixar o alimento mais seco. Se você for consumi-lo em 3 ou 4 dias após a compra, deixe-o no balcão da cozinha sem medo. Caso queira armazenar por mais tempo, embale em plástico filme e congele por até 3 meses.
4. Manteiga
Se for ser usado em até 4 dias, o produto não precisa de refrigeração. O ideal é guardá-lo em um lugar arejado, sem luz e de preferência longe de fontes de calor, como o forno ou o micro-ondas.
5. Tomate
Ele fica farinhento quando colocado na geladeira. “Outras características como o sabor e a cor acabam comprometidas também”, diz Edvânia. Melhor conservar o tomate fora de sacos plásticos e em temperatura ambiente.
6. Mel
As baixas temperaturas alteram sua estrutura química, o que favorece sua cristalização e endurecimento. Então, lembre-se: deixe-o guardado dentro do armário, longe da luz e da umidade.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
7. Açúcar
Por ser considerado um alimento não perecível, ele dispensa o armazenamento na geladeira. “O importante é mantê-lo em um recipiente fechado e longe da luz”, ensina a nutricionista.
8. Melão
“Os antioxidantes da fruta se preservam mais em temperatura ambiente”, diz Edvânia. Por isso, deixe-o fora da geladeira até resolver consumi-lo em vez de cortar o melão em fatias logo depois de comprá-lo.