1. Treino muito intenso
Praticar atividades físicas por mais de 60 minutos eleva a temperatura corporal e intensifica a sudorese. Isso significa que seu organismo elimina água e, de carona com ela, um mineral essencial para sua saúde: o sódio. Mas engana-se quem pensa que a solução é virar um copinho atrás do outro para hidratar o corpo.
É que a água, por si só, não é capaz de repor os níveis do mineral no organismo. Aí, quando sua concentração no sangue cai, a tontura, as dores de cabeça e a confusão mental aparecem. “Se você notar algum desses sintomas após o exercício ou estiver saindo de uma maratona, por exemplo, aposte em um isotônico em vez de água pura”, sugere Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
2. Dias muito quentes
As altas temperaturas favorecem a troca de calor com o ambiente e a eliminação de água e sódio através do suor. Se, durante o dia, você sentir a cabeça mais leve ou algum tipo de tontura, aposte em lanchinhos entre as refeições que levam uma pitada de sal, como uma omelete, um salgado de batata-doce com frango desfiado ou uma tapioca de queijo branco com tomate.
3. Em casos de enfermidades renais
Os rins controlam a entrada e saída de água e minerais do corpo. “Normalmente, quando o organismo fica desidratado, o órgão retém o sódio no sangue para evitar problemas”, explica Daniela Gasparini, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.
Acontece que em casos de complicações renais, essa capacidade acaba comprometida e descompensada – fazendo com que uma grande quantidade do mineral seja eliminada pela urina. Para evitar essa dor de cabeça, converse com seu médico sobre o melhor tratamento e se é preciso, nesse meio tempo, reforçar o consumo da substância.
4. No uso de diuréticos
Quem está acostumada a tomar diuréticos sabe que o medicamento aumenta as idas ao banheiro. Ou seja: adeus água e sódio! Isso significa que você precisa tomar cuidado redobrado quando se trata do controle de ingestão do mineral. Portanto, esclareça com um especialista a recomendação mínima e máxima de consumo de sódio que atenda às suas necessidades.