3 receitas com beterraba, alimento cheio de benefícios para esportistas
A cada novo estudo, a ciência descobre mais motivos para você entrar nessa onda
A beterraba dá o tom dos sucos mais curtidos nas redes sociais. E, a cada novo estudo, a ciência descobre mais motivos para você entrar nessa onda.
Performance
Se o objetivo é ganhar fôlego e força para fechar o treino, nada supera o suco de beterraba. “Além de ser fonte de energia, a bebida melhora o fluxo de sangue, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos”, diz Julia Engel, do Rio de Janeiro. Com isso, você fica até 10% mais resistente na corrida e 16% na musculação. Já a velocidade aumenta em 3%, de acordo com um estudo publicado no jornal inglês Sport and Health Sciences. Mas, para bater seu último recorde nos próximos 10K, beba o suco no pré-treino com frequência.
Memória
Outra boa notícia, especialmente se você costuma esquecer onde deixou as chaves: a beterraba favorece a oxigenação do cérebro, o que, segundo pesquisadores da Wake Forest University, nos Estados Unidos, mantém a mente saudável.
Saciedade
Sem essa de fome fora de hora: incluir beterraba – crua, cozida ou assada – no almoço, no jantar ou mesmo no lanche deixa você mais satisfeita. Afinal, a raiz concentra uma quantidade enorme de fibras (15% da nossa necessidade diária em apenas 100 gramas) – característica que, segundo um artigo científico recém-publicado no periódico americano Journal Hypertension, acaba de garantir a ela um lugar entre os top alimentos no controle da hipertensão.
Recuperação
Comer beterraba todos os dias traz benefícios inclusive na hora de ir pra casa. No pós-treino, o potássio reduz o risco de cãibra e a colina acelera a recuperação muscular.
Menu Rosa
Três maneiras gostosas de colocar a beterraba no cardápio.
2. Sopa cremosa com inhame e maçã